‘É possível que nós tenhamos uma aceleração da epidemia’, diz secretário de saúde sobre primeiro trimestre de 2021

Clipping

“Não chegando a vacina nos primeiros três meses de 2021, é possível que nós tenhamos uma aceleração da epidemia na sazonalidade que se começa no final de fevereiro para março. A gente precisa preparar, e obviamente isso vai depender muito do comportamento social que nós adotarmos nos próximos dias”, disse, nesta terça-feira (22), o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, sobre o cenário da Covid-19 no estado (veja vídeo acima).

O pronunciamento, transmitido pela internet, foi feito junto com os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e de Defesa Social, Antônio de Pádua. Sem anunciar medidas restritivas, Longo disse que há uma previsão de um “cenário de maior gravidade” no primeiro trimestre de 2021.

“É preciso que todos se conscientizem desse momento e que a gente possa trabalhar hoje, nos próximos dias, nas próximas semanas, para evitar um cenário de maior gravidade no primeiro trimestre de 2021. Isso poderá acontecer, sim, esta é até uma previsão de que isto pode acontecer. Mas será tão intenso quanto for o descumprimento das normas sanitárias”, afirmou o secretário.

Apesar de André Longo prever a alta no número de casos no estado, não há expectativa de fechamento de praias durante o ano novo, mesmo com o cancelamento das festas públicas e privadas, de acordo com Antônio de Pádua.

“Desde o meio do ano, o controle urbano das praias é de responsabilidade das prefeituras municipais. A depender da situação, o governo do estado pode proporcionar uma segunda resposta. Mas a princípio não há nenhuma orientação ou nenhuma sinalização de fechamento de praias para as festas de final de ano”, disse Pádua.

Declarações foram dadas durante pronunciamento nesta terça-feira (22) — Foto: Reprodução/YouTube

Declarações foram dadas durante pronunciamento nesta terça-feira (22) — Foto: Reprodução/YouTube

De acordo com o secretário Pedro Eurico, há um planejamento de punições mais severas e de aumento da fiscalização de atividades que descumprem os protocolos sanitários contra a Covid-19. Atualmente, as multas vão de R$ 1 a R$ 100 mil. “Sendo necessário, a gente pode ampliar esse valor. As pessoas não podem achar que podem tudo”, disse.

Nos últimos 60 dias, segundo Pedro Eurico, foram feitas fiscalizações em 212 estabelecimentos comerciais e de lazer. Desses, 17 foram interditados e dois foram reincidentes, ou seja, depois de estabelecida a multa, voltaram a reabrir.

“Um foi fechado no fim de semana passado e não vai reabrir mais. As pessoas têm que entender que o governo tem todo interesse de que o lazer, as atividades lúdicas e de descanso funcionem. O que não pode ser é se colocar em risco a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos.

“A gente observou que agora em novembro, especialmente em dezembro, tem aumentado o número de pessoas frequentando os bares, restaurantes, e muitas vezes essas festas e eventos onde não tem permissão para essa aglomeração em razão da pandemia. Essas fiscalizações têm sido intensificadas”, disse Pádua.

Somente em dezembro, segundo o secretário, o Corpo de Bombeiros fez 485 fiscalizações em estabelecimentos. Também houve 451 abordagens policiais e 117 estabelecimentos notificados pelo Corpo de Bombeiros.

A SDS contabilizou, ainda, 45 estabelecimentos interditados. Também houve registro de 18 pessoas conduzidas à delegacia por recusa ao cumprimento de medidas sanitárias.

Coronavírus em Pernambuco

Foram confirmados, nesta terça-feira (22), 1.946 novos casos e 16 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado ultrapassou as 210 mil confirmações de pacientes, totalizando 210.081 pessoas que receberam o diagnóstico da doença, além de 9.459 que foram infectadas pelo novo coronavírus e perderam a vida. A contagem começou em 12 de março.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.