Em greve, petroleiros realizam ato no Complexo de Suape

Clipping

Em greve desde o sábado (1º), petroleiros que trabalham em Pernambuco fizeram, nesta segunda-feira (3), atos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e no terminal aquaviário de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. A categoria protesta nacionalmente contra a demissão coletiva na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen) e contra o descumprimento do acordo coletivo de trabalho, segundo o sindicato da categoria.

“Aqui em Pernambuco, estão parados os trabalhadores de turno e alguns profissionais da área administrativa. Acredito que são cerca de 500 pessoas paradas só hoje [3]”, disse o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco (Sindipetro-PE), Sinésio Pontes.

“Nossa ideia é pressionar a empresa contra as demissões em massa e contra as medidas unilaterais que têm contrariado o acordo coletivo de trabalho”, explicou Pontes.

As negociações locais dependem da negociação nacional com a Petrobras, segundo o Sindipetro-PE. “Existe uma comissão de cinco trabalhadores que estão na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. As decisões que tomarmos aqui precisam passar por lá, já que o movimento é nacional”, disse o representante do Sindipetro.

G1 entrou em contato com o Complexo Portuário de Suape e com a Petrobras, questionando sobre a greve e o impacto nesta segunda (3), mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Em nota divulgada no sábado (1º), a Petrobras informou que todos os compromissos assumidos na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020 vêm sendo integralmente cumpridos por parte da empresa.

“As justificativas são infundadas e não preenchem os requisitos legais para o exercício do direito de greve. Os compromissos pactuados entre as partes vêm sendo integralmente cumpridos pela Petrobras em todos os temas destacados pelos sindicatos”, afirmou.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.