Entre as pessoas que usam cheque especial, 40% fazem isso todos os meses, dizem SPC e CNDL

Clipping

Entre as pessoas que usam o limite do cheque especial, 40% fazem isso todos os meses. É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), adiantada ao G1. Outros 30% dizem que usam a cada 2 ou 3 meses.Com que frequência você usa o cheque especial?Pergunta feita somente aos entrevistados que usaram essa modalidade de crédito nos últimos 12 meses.Todos os meses: 40,3A cada 2 ou 3 meses: 293 vezes no ano ou menos: 26,7Não se lembra: 3,2Fonte: SPC e CNDL

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada oferecida pelos bancos. O cliente acaba caindo nessa modalidade geralmente de forma automática, quando não tem saldo suficiente para cobrir os gastos de sua conta. O problema é que o cheque especial é conhecido por ter a taxa de juros mais alta entre as opções de crédito do mercado, de mais de 300% ao ano.

“É um erro incorporar o limite do cheque especial como parte da renda. Essa ilusão pode levar o consumidor a gastar mais do que o orçamento permite e ver sua dívida se transformar em uma bola de neve muito difícil de ser paga”, disse em nota o educador financeiro do SPC José Vignoli.

O cliente acaba caindo no cheque especial geralmente de forma automática, quando não tem saldo suficiente para cobrir os gastos de sua conta. — Foto: Shutterstock

O cliente acaba caindo no cheque especial geralmente de forma automática, quando não tem saldo suficiente para cobrir os gastos de sua conta. — Foto: Shutterstock

Segundo o levantamento, feito com mais de 800 pessoas, 20% dos consumidores dizem ter utilizado o limite do cheque especial nos últimos 12 meses. O percentual aumenta para 21% se considerados apenas os consumidores homens. Na divisão por faixa de renda, as pessoas de classe A e B também usam mais essa linha de crédito (26%, contra 18% das classes mais baixas).

A pesquisa revela ainda um dado sobre a forma como as pessoas caem no cheque especial. A maioria dos consumidores (68%) receberam o crédito do banco ou instituição financeira de forma deliberada, sendo que 35% caíram nessa linha sem ter solicitado. A parcela dos que pediram para o banco ou instituição é menor, de 24%.Como você caiu no cheque especial?Pergunta feita somente aos entrevistados que usaram essa modalidade de crédito nos últimos 12 meses.O banco me deu sem eu pedir: 35,5O banco me ofereceu e eu aceitei: 32,9Eu pedi para o banco: 24,4Não se lembra: 6,6Fonte: SPC e CNDL

Especialistas recomendam que a opção do cheque especial seja utilizada somente em último caso, pois a taxa de juros cobrada por essa modalidade de crédito é bastante elevada. Nesse cenário, imprevistos com doença e medicamentos foi a resposta mais citada pelos consumidores como motivo que os levaram ao cheque especial. Veja abaixo a lista completa:

Por que você caiu no cheque especial?

  • Imprevistos com doenças e medicamentos: 24,7%
  • Descontrole no pagamento das contas: 24,6%
  • Pagamento de contas perto de vencer: 23,3%
  • Imprevistos com manutenção de carro/moto: 18,1%
  • Pagamento de dívidas atrasadas: 17,3%
  • Imprevistos no conserto de imóveis: 15,6%
  • Compra de algo que queria: 13,9%
  • Compra de mantimentos para a casa: 10,6%
  • Uso sem perceber por não entender o extrato: 8,9%
  • Para ter desconto em alguma compra à vista: 6,7%

Outro dado revelado pela pesquisa é que a maior parte (52,9%) das pessoas que usaram o cheque especial nos últimos 12 meses não tentaram buscar outra alternativa antes de cair nessa linha de crédito. Outras 33% dizem que tentaram, mas não conseguiram.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.