Entrega de refeições cai pela metade e bares e restaurantes demitem 40,8 mil em Pernambuco, diz Abrasel

Clipping

Mesmo com as determinações para que a população fique em casa, o delivery de alimentos diminuiu, em Pernambuco. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), no primeiro fim de semana da quarentena em cinco cidades do Grande Recife, as entregas de comida caíram pela metade. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus já resultou em 40, 8 mil demissões.

Ainda segundo a Abrasel, essa quantidade de demissões representa 17% dos 240 mil empregos formais em bares e restaurantes pernambucanos.

Nas entregas, foi uma redução de 49% no terceiro fim de semana de maio, em comparação com a média dos fins de semana de antes da pandemia. As compras por drive thru, quando a pessoa vai de carro e pega o produto na loja, caíram 63%.

A Estimativa da Abrasel é que 3 mil bares e restaurantes pernambucanos fecharam as portas por causa da pandemia do novo coronavírus.

São 25% dos 15 mil que havia no início de 2020. A Associação Nacional de Restaurantes aponta que 14% das empresas desse setor procuraram empréstimo por causa da pandemia.

No estado, 2,1 mil empresários pediram crédito. De acordo com André Araújo, presidente da Abrasel em Pernambuco, a prioridade, neste momento, é manter os empregos das pessoas que trabalham no setor.

“Desde o início, quando nós ainda discutíamos a ajuda do governo no tocante aos salários, a Abrasel lançou uma campanha que é ‘os funcionários em primeiro lugar’. A partir daí, conseguimos trazer as pessoas para entenderem que as empresas estão com elas. Nós passamos a maior parte da vida no trabalho, mais que em casa, então, é preciso dar essa relevância num primeiro momento, para que depois possamos construir um segundo momento melhor para todos”, disse.

O empresário Tony Sousa, que trabalha em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, disse que depende do empréstimo para não demitir os funcionários.

“São aí aproximadamente 50 famílias que dependem do nosso negócio e estamos muito aflitos, porque as linhas prometidas não são normatizadas, não aparecem”, disse.

A luta do chefe de cozinha César Santos, dono de um restaurante em Olinda, também é para não demitir os 38 funcionários e 10 prestadores de serviço.

Ele foi orientado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conseguiu preparar os documentos para pedir empréstimo, mas o dinheiro ainda não saiu.

“Eu tenho dívidas para pagar. Não sei se elas estão no cartório de protesto. A gente vai ter que negociar. Esta semana, andou bastante o processo, espero que na próxima semana, antes de terminar o mês de maio, estejamos com o dinheiro na conta, para que, quando voltar a trabalhar, não ter tantas dívidas”, declarou.

Covid-19 em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quarta-feira (20), mais 93 óbitos e 1.318 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Com isso, até essa data, o estado registrou 1.834 mortes e 22.560 confirmações, sendo 11.018 quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e casos 11.542 leves da doença.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.