Entrega de refeições cai pela metade e bares e restaurantes demitem 40,8 mil em Pernambuco, diz Abrasel
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mesmo com as determinações para que a população fique em casa, o delivery de alimentos diminuiu, em Pernambuco. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), no primeiro fim de semana da quarentena em cinco cidades do Grande Recife, as entregas de comida caíram pela metade. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus já resultou em 40, 8 mil demissões.
Ainda segundo a Abrasel, essa quantidade de demissões representa 17% dos 240 mil empregos formais em bares e restaurantes pernambucanos.
Nas entregas, foi uma redução de 49% no terceiro fim de semana de maio, em comparação com a média dos fins de semana de antes da pandemia. As compras por drive thru, quando a pessoa vai de carro e pega o produto na loja, caíram 63%.
A Estimativa da Abrasel é que 3 mil bares e restaurantes pernambucanos fecharam as portas por causa da pandemia do novo coronavírus.
São 25% dos 15 mil que havia no início de 2020. A Associação Nacional de Restaurantes aponta que 14% das empresas desse setor procuraram empréstimo por causa da pandemia.
No estado, 2,1 mil empresários pediram crédito. De acordo com André Araújo, presidente da Abrasel em Pernambuco, a prioridade, neste momento, é manter os empregos das pessoas que trabalham no setor.
“Desde o início, quando nós ainda discutíamos a ajuda do governo no tocante aos salários, a Abrasel lançou uma campanha que é ‘os funcionários em primeiro lugar’. A partir daí, conseguimos trazer as pessoas para entenderem que as empresas estão com elas. Nós passamos a maior parte da vida no trabalho, mais que em casa, então, é preciso dar essa relevância num primeiro momento, para que depois possamos construir um segundo momento melhor para todos”, disse.
O empresário Tony Sousa, que trabalha em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, disse que depende do empréstimo para não demitir os funcionários.
“São aí aproximadamente 50 famílias que dependem do nosso negócio e estamos muito aflitos, porque as linhas prometidas não são normatizadas, não aparecem”, disse.
A luta do chefe de cozinha César Santos, dono de um restaurante em Olinda, também é para não demitir os 38 funcionários e 10 prestadores de serviço.
Ele foi orientado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conseguiu preparar os documentos para pedir empréstimo, mas o dinheiro ainda não saiu.
“Eu tenho dívidas para pagar. Não sei se elas estão no cartório de protesto. A gente vai ter que negociar. Esta semana, andou bastante o processo, espero que na próxima semana, antes de terminar o mês de maio, estejamos com o dinheiro na conta, para que, quando voltar a trabalhar, não ter tantas dívidas”, declarou.
Covid-19 em Pernambuco
Foram confirmados, nesta quarta-feira (20), mais 93 óbitos e 1.318 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Com isso, até essa data, o estado registrou 1.834 mortes e 22.560 confirmações, sendo 11.018 quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e casos 11.542 leves da doença.
Fonte: G1