Estudo do TCE mostra queda no número de municípios com lixões a céu aberto em Pernambuco

Clipping

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) apresentou, nesta segunda-feira (26), o levantamento de 2020 sobre a destinação do lixo em Pernambuco. O estudo mostrou que o número de municípios que utilizam lixões a céu aberto, uma forma irregular de descartar os resíduos sólidos, caiu mais uma vez.

Dos 184 municípios de Pernambuco, 113, o que corresponde a 61,4%, estão utilizando aterros sanitários para o despejo de resíduos, a forma correta, segundo o TCE. Realizado pelo Núcleo de Engenharia do TCE, o estudo considerou as inspeções realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2020, informações de 112 processos de Auditoria Especial que apuram a responsabilidade por utilização dos lixões, além dos dados fornecidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e pelos gestores de aterros sanitários licenciados.

Em 2014, no primeiro levantamento, 155 municípios (84,2%) utilizavam lixões. Em 2019, esse número caiu para 92 (50%). Atualmente, ainda há 71 cidades (38,6%) que depositam os resíduos em lixões a céu aberto, o que, de acordo com o estudo, prejudica o meio ambiente e coloca a saúde da população em risco.

De acordo com Dirceu Rodolfo, presidente do TCE, o tribunal realiza os diagnósticos, instaura processos de auditorias especiais para fiscalizar as irregularidades e adota as medidas necessárias junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Nós vamos atuar forte na fiscalização, já que o descarte inadequado, independentemente de prazos estipulados para cada município, é considerado crime ambiental e improbidade administrativa”, disse o presidente.

Ainda de acordo com Dirceu, o órgão vai averiguar 30 municípios que apresentaram deposição abaixo da média por habitante. “Nesses casos, vamos abrir uma auditoria para averiguar o porquê de ter um número tão abaixo de descarte e o que está acontecendo com esse lixo, porque existe a possibilidade de existir lixões clandestinos”, explicou. “Quanto aos municípios que ainda não descartam em aterros sanitários, mas que apresentaram soluções viáveis, o TCE vai acompanhar a realização desses planos. Já os municípios que apresentaram soluções insatisfatórias ou não apresentaram nada, haverá aplicação de multa”, emendou Dirceu.

Para Pedro Teixeira, à frente do estudo no Núcleo de Engenharia, houve uma evolução considerável, mas que o TCE vai continuar agindo a fim de diminuir cada vez mais o descarte irregular e inadequado. “A cadeia ideal de descarte de resíduo sólido passa por etapas como redução, reutilização, reciclagem e reaproveitamento energético. Hoje, o lixo produzido no Estado pula todas essas etapas e vai direto para o descarte. Com a fiscalização permanente é possível realizar esse processo de maneira adequada, reduzir o impacto ambiental e ainda gerar renda”, destacou.

Sobre as possíveis sanções que podem ser aplicadas aos municípios que não estão agindo para resolver os problemas do lixo, o TCE pode aplicar multas que variam de R$ 18 mil a R$ 85 mil. “O valor da multa varia de acordo com o risco ao qual expõe a população e com os danos causados, além de avaliar também a atuação ou falta dela por parte do município”, explicou Alfredo Montezuma, que também está à frente do levantamento no Núcleo de Engenharia.

Fonte: Edenevaldo Alves

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.