Feriados e aproximação do verão aquecem o turismo em Pernambuco

Clipping

Após meses de perdas, o setor de turismo de Pernambuco começa a se recuperar, impulsionado, principalmente, pelos feriados prolongados e a aproximação do verão. Um dos indicativos desta retomada é a expansão da malha aérea do Estado, que cresceu 16% em outubro e estima-se que volte aos números pré-pandemia em janeiro de 2021, segundo a Secretaria de Turismo. https://b690448ea22d7effb34e9765ce9aec74.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), as perdas no setor de turismo foram de R$ 6 bilhões em Pernambuco. A chegada dos feriados após a retomada, porém, vem ajudando a amenizar os prejuízos. “Os feriadões têm funcionado como propulsores da retomada do turismo de Pernambuco. São períodos importantes, que levam os pernambucanos a viajar pelo Estado e também trazem visitantes de outras regiões para cá, graças à recomposição da nossa malha aérea”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Os dois feriados prolongados celebrados em menos de um mês – Nossa Senhora da Aparecida, no dia 15 de outubro e Finados, no dia 02 de novembro – aumentaram consideravelmente o número de visitantes nas praias do litoral sul. Segundo o presidente estadual da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih PE), Eduardo Cavalcanti, os hotéis de Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros tiveram uma taxa de ocupação de 95% da capacidade permitida. 

“A procura foi muito boa, deu um certo fôlego para um setor que está em dificuldade. Injetou um bom investimento para aliviar as despesas e as perdas da pandemia. Também foi observado a recuperação de alguns postos de trabalho, mesmo que de forma pontual para os feriados”, analisa Eduardo. 

Leia também

• PlanejaPE discute o futuro do turismo no Estado• Faturamento do setor de turismo tem redução de 33,6% em 2020• Turismo mundial caiu 70% entre janeiro e agosto pela Covid-19, diz OMT• Micro e pequenas empresas de turismo terão crédito de R$ 2 bi

Ainda de acordo com Eduardo Cavalcanti, praticamente todos os turistas que circularam pelo estado foram nordestinos ou de outras cidades de Pernambuco. “É uma tendência que o turismo regional continue. Os sul-americanos que vinham muito, praticamente desapareceram e um ou outro turista do sul veio passar o feriado por aqui. A maioria chegou de carro, ou seja, percorreram uma pouca distância”, observa.

A chegada do verão é cercada de expectativa para o setor, mesmo com uma peculiaridade: apesar de os filhos estarem de férias, os pais dificilmente conseguirão folga, o que diminui o turismo durante a semana. Por conta disso, os hotéis esperam que os finais de semana tenham ocupação equivalente aos feriados prolongados. 

Para que o verão traga bons retornos para o setor, tanto empresários como o Governo do Estado sabem que é preciso que os turistas se sintam seguros quanto à Covid-19. Para isso, 12 protocolos de segurança estão sendo seguidos e a Setur-PE e Empetur lançaram o Selo Turismo Seguro. “O selo foi a forma pensada para dar ainda mais credibilidade aos nossos equipamentos de turismo, garantindo que o turista pode se sentir seguro ao utilizar o serviço chancelado”, explica Rodrigo Novaes.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.