Guia sobre Síndrome da Zika Congênita será lançado no Recife nesta terça (13)

Clipping

Chegada ao mundo em 2015, a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) surpreendeu profissionais da saúde no sentido da complexidade da sua manifestação. Com cinco anos de estudos sobre a doença, a Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, vai lançar um guia de apoio a profissionais de saúde e cuidadores de crianças com microcefalia. O lançamento será na terça-feira (13), logo após o Dia das Crianças, e também dia em que a fundação completa 34 anos.

O guia é fruto de uma pesquisa realizada nos últimos cinco anos envolvendo profissionais dos mais diversos setores da saúde e famílias com crianças que tenham a SCZV. O material será disponibilizado gratuitamente no site da FAV e poderá ser usado por mães, pais, cuidadores e profissionais da saúde. 

O lançamento acontecerá às 10h, na sede da FAV da Iputinga (Av. Maurício de Nassau, 2075). A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Secretaria de Saúde do Recife estão envolvidas na elaboração dos protocolos que resultaram na criação do guia.

Síndrome da Zika Congênita
A doença mobilizou cientistas de todo o mundo para compreender a SCZV e suas causas. Agora, após 5 anos de estudo, o guia desmistifica e detalha a síndrome, que é um conjunto de manifestações apresentado por crianças expostas à infecção pelo Zika Vírus durante a gestação, que pode comprometer o seu crescimento e desenvolvimento neurocognitivo, motor, sensorial e odontológico e ter sérias consequências, levando a incapacidades definitivas em inúmeras crianças. 

A transmissão do ZIKV ocorre, na imensa maioria dos casos, através da picada de mosquitos infectados do gênero Aedes aegypti. Outros mecanismos de transmissão são por hemotransfusão, sexo e perinatal (da mãe para o feto). Quando a mulher grávida é infectada pelo vírus, ela pode passar para o feto, o que pode causar a microcefalia. 

Vigilâncias que preconizam a proliferação do vírus passam por visitas domiciliares, orientações para a eliminação de criadouros do vetor e redução da exposição de mulheres grávidas ao mosquito com repelentes, roupas fechadas, telas e mosquiteiros. 

“A gente poderia dizer que esse documento vai de A a Z, desde as questões primárias da parturiente infectada pelo Zika Vírus, até o acompanhamento da vida da criança por cuidadores”, informou a vice-presidente da Fundação Altino Ventura, doutora Liana Ventura. 

De acordo com a médica, o material tem uma construção que levou em consideração as necessidades relatadas pelas famílias de crianças com a síndrome que são acompanhadas pela Fundação Altino Ventura.

“Esse rico material vai ser oferecido gratuitamente para orientar a população. Temos certeza de que esse documento vai auxiliar cuidadores, profissionais da saúde e familiares de crianças com a Síndrome da Zika Congênita”, ressaltou. 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.