Investimentos fraudulentos já fizeram 11% dos brasileiros perderem dinheiro, diz pesquisa

Clipping

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que 11% dos brasileiros já perderam dinheiro com algum esquema de investimentos fraudulentos. Entre eles, mais da metade (62%) contam que não conseguiram recuperar o valor perdido.

Entre os golpes, o mais comum é o esquema de pirâmide, citado por 55% dos consumidores que dizem já ter sido vítimas de algum tipo de fraude em investimentos.Principais esquemas de investimentos fraudulentosPrincipais ocorrências citadas por brasileiros que caíram em golpesem %555519191616PirâmideGolpe de “segurado…Ações/fundos antig…0204060Fonte: CNDL, SPC Brasil e Sebrae

O levantamento foi feito com mais de 900 pessoas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outra fraude que os consumidores também relataram à pesquisa foi golpe de seguradora, em que supostamente o investidor receberia uma determinada quantia mediante pagamento de taxas e/ou despesas. Esse problema atingiu 19% dos entrevistados.

Além disso, 16% contam que foram vítimas de golpe das ações ou fundos antigos de aposentadoria esquecidos, com exigência de pagamento antecipado de supostas taxas e/ou despesas.

Mulher é vítima de golpe ao acreditar que teria lucro fácil — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Mulher é vítima de golpe ao acreditar que teria lucro fácil — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

No Espírito Santo, uma mulher foi vítima de um golpe ao acreditar que teria lucro fácil em pouco tempo. Segundo ela, um pastor prometeu transformar R$ 10 mil em R$ 60 mil em seis meses. No entanto, ela não teve nenhum rendimento e, quando pediu seu dinheiro de volta, não recebeu nada. O caso está sob investigação da polícia de Cariacica.

“Pirâmide financeira, falsos fundos e fraudes envolvendo investimentos sempre começam com a promessa de altos ganhos de dinheiro rápido e fácil. E esses ganhos costumam ser bem acima da média das aplicações e investimentos tradicionais”, disse em nota o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.

Por que as pessoas caem em golpes?

Costa aponta alguns fatores que podem levar o investidor a cair em esquemas de fraudes:

  • excesso de confiança
  • ganância
  • ingenuidade
  • negligência para checar a veracidade das informações

Por que as pessoas caem em golpes?Respostas mais citadas pelas vítimasem %444436363232Promessa de rendi…Garantia de que nã…Garantia de risco ba…01020304050Fonte: CNDL, SPC Brasil e Sebrae

A pesquisa perguntou aos entrevistados que foram vítimas de golpe o que os levou a aceitar o investimento. A maior parte das vítimas, com 44% das respostas, contou que se sentiu atraída por promessas de rendimento alto. Outra resposta frequente, com 36%, foi a promessa de que não seria necessário entender de investimento. Já a promessa de baixo risco foi citada por 32%.

O levantamento perguntou também às vítimas de golpe como elas perderam dinheiro. Entre as principais ocorrências, 29% disseram que tiveram prejuízo logo no início. Outros 24% afirmaram que o responsável desapareceu com o dinheiro investido, e 19%, que na data pré-determinada o dinheiro não estava disponível para saque.

Como evitar ciladas

Vinicius Maeda, diretor da consultoria de investimentos Magnetis, aponta que “não é de hoje que o ser humano tem a vontade do enriquecimento rápido, e isso acaba sendo uma grande armadilha na hora em que muitos recebem esse tipo de oferta”.

Maeda recomenda alguns cuidados para evitar cair em fraudes. O primeiro deles é, ao receber uma oferta de investimento, pesquisar sobre a empresa em órgãos reguladores e até mesmo sites de reclamações na internet. O especialista indica que as pessoas se informem antes de investir – em vez de cair em promessas de investimento que não requer conhecimento sobre o tema.

“O conhecimento é o melhor ativo. Isso não quer dizer que a pessoa precisa se tornar um especialista para fazer bons investimentos. Mas ela pode começar a se educar, fazer pesquisas, estudos e comparações de alternativas mesmo que em nível iniciante”, diz Maeda.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.