Maioria pretende gastar de R$ 100 a R$ 500 nas compras de Natal

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Uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores no Natal 2020, realizada pela empresa pernambucana Le Fil, mostrou que a maioria das pessoas pretende gastar de R$ 100 a R$ 500 neste fim de ano. Cerca de 36,2% dos participantes do levantamento afirmaram que irão gastar menos em 2020 que em 2019; 18,6% informaram que irão gastar o mesmo valor com presentes e apenas 11,7% afirmam que irão desembolsar mais dinheiro do que no ano passado. Os que não sabiam quanto iam gastar eram 19,1% e 13,7% não pretendem fazer compras.

PUBLICIDADEO levantamento “Natal 2020: como os consumidores vão se comportar?” mostrou que 47% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 100 até R$ 500 nas compras natalinas. Cerca de 25% devem investir até R$ 100. Além desses, 10% estão dispostos a pagar mais, entre R$ 500 a R$ 1.000, nas compras de fim de ano. Uma parcela significativa dos pesquisados (14%) não pretende realizar compras. Cerca de 4% pretendem gastar de R$ 1 mil a R$ 3 mil e apenas 1% deve investir acima de R$ 3 mil.

Para a elaboração dos resultados, 102 pessoas, a maioria (69,5%) na faixa etária dos 18 aos 34 anos, foram ouvidas. O público feminino foi maior dentre os respondentes, correspondendo a 69,6% do total. Cerca de 87% dos entrevistados moram em Pernambuco, mas também responderam residentes nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Alagoas.

Apesar de saber a faixa de preço que pretendem gastar no Natal, os entrevistados ainda não decidiram como pretendem gastar e quais itens escolher (29,4%). Dos consumidores que já tinham uma ideia do que pretendiam comprar, 24,5% afirmam que irão adquirir poucos produtos de baixo valor. Já 17,6% querem comprar poucos produtos de maior valor e outros 17,6% pretendem adquirir muitos produtos de baixo valor. Os demais (10,8%) não decidiram ainda.

O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus também vai impactar a tradicional brincadeira de amigo secreto em 2020. Mais de 56% dos pesquisados não pretendem participar da troca de presentes. Por outro lado, 25,5% dos entrevistados disseram que vão continuar realizando a tradição. Outros 17,6% ainda não sabem se vão participar da brincadeira.

A pesquisa observou ainda uma tendência de compras mais antecipadas e menos interesse do consumidor em deixar os presentes para última hora. Segundo o levantamento, os consumidores começaram a fazer as compras durante a Black Friday. A época de promoções de novembro foi a escolha de 31,3% dos respondentes e empatou com a preferência de fazer compras desde o início do mês de dezembro, opção também escolhida por 31,3% dos pesquisados. Apenas 12,7% disseram que pretendem comprar na semana do Natal e outros 3,9% na véspera do Natal. Os demais não sabem ou não vão realizar compras (20,5%).

Familiares próximos e cônjuges serão priorizados na hora de presentear. Os parentes em primeiro grau são a opção de 30,7% dos pesquisados. Logo depois estão as pessoas que irão comprar presentes para elas mesmas (18,2%) e quem irá presentear cônjuge ou namorado (15,6%). Os amigos estão na sequência (12,5%). Outros 11,5% não decidiram e 7,8% indicaram que não vão realizar compras. Os demais comprariam para parentes distantes e colegas de trabalho (3,6%).

Com relação à quantidade de presentes, 31,3% pretende comprar até três itens. Em seguida, aparecem as pessoas que irão adquirir de quatro a seis presentes (30,3% dos respondentes). Em terceiro lugar, ficaram os respondentes que não pretende comprar (14,7%), seguidos de quem pretende comprar de 7 a 10 itens (11,7%). Quase 9% pretende comprar apenas um item e apenas 2,9% pretende comprar mais de 10 peças.

E-commerce

As compras por meios virtuais se consolidaram como opção de compra preferida diante do cenário de convivência com a pandemia em relação às lojas físicas. Pouco mais da metade dos respondentes (50,8%) informaram que irão optar pelo comércio eletrônico para comprar presentes natalinos. Logo depois, são consideradas as lojas físicas localizadas dentro de shoppings (46%) e, em terceiro lugar, as lojas físicas de rua (33,3%). Os aplicativos são a opção de compra com menor preferência, escolhidos por apenas 18,6% dos entrevistados.

“É importante prestar atenção em todo o processo que envolve o consumo. Desde os produtos mais procurados às experiências que tragam segurança, conforto e confiança. As empresas devem estar preparadas para agilizar as compras, continuar oferecendo formas de aquisição no contexto digital, onde não há separação de experiências entre físico e o digital, e ainda assim criar uma experiência de compra e pós-venda positiva para os seus clientes”, afirma a diretora de operações da Le Fil, Rosário de Pompéia.

Diante da preferência pelo e-commerce, os consumidores irão valorizar a disponibilidade de frete grátis. Não pagar pela entrega é o benefício mais importante para 47,1% dos pesquisados. Logo depois, temos o desconto adicional na compra de mais um item (24,5%). Já as opções de cashback, possibilidade de parcelamento e desconto na compra de produtos agrupados em kits não atraem tanto: cada um foi escolha de menos de 10% dos pesquisados.

Produtos

Itens de moda e acessórios devem ser os mais escolhidos para a troca de presentes no fim do ano. O segmento é preferência de 64,7% dos pesquisados e lidera com folga. Após ele, estão os produtos de livraria e papelaria (36,2%), seguidos por itens de comida e bebida (22,5%), que completam o pódio. A pesquisa mostra ainda que os vales presentes não figuram na preferência dos consumidores (9,8%). Eles também foram considerados a quarta opção que menos atrai os pesquisados. Os segmentos que não serão tão valorizados no Natal são: games (45,1%); casa e construção (34,3%) e brinquedos (31,3%).

O levantamento feito pela Le Fil mostrou também que mais da metade dos respondentes (52,9%) prefere receber informações sobre possibilidades de compra para o Natal 2020 pelo Instagram. A rede social se consolida com muito mais popularidade que o Facebook, considerado por apenas 6,8% dos entrevistados. Após o Instagram, o site das empresas ocupa a vice-liderança da preferência do público, com 40,2%. WhatsApp e Telegram, Newsletters e YouTube são os canais menos preferidos.

Entre os fatores que influenciam as compras a opinião dos parentes é o que mais faz diferença para 36,5% dos participantes. Em seguida estão os canais oficiais das empresas (site e blogs), além de dicas de influenciadores digitais. Essas duas opções correspondem a 41,2% e 23,5% das respostas, respectivamente.

Fonte: DP

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GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

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Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

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GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.