Novo posto aberto no Ceasa amplia a capacidade de testagens para Covid-19

Clipping

Há cerca de um mês a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, de 62 anos, apresentou febre, falta de ar e dores no corpo. Nesta segunda-feira (6), o exame comprovou que ela foi infectada pelo novo coronavírus. O diagnóstico foi possível através do posto avançado de testagem para Covid-19, que começou a funcionar no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no Curado, Zona Oeste do Recife. O local foi escolhido por causa da grande circulação de pessoas, cerca de 60 mil por dia.


“Trabalho no Ceasa há oito anos. Voltei ao presencial nesse mês, porque estava remoto. No início de junho tive alguns sintomas e suspeitei. Achei muito positivo a instalação desse posto aqui porque concentra muita gente. Agora, até que se prove o contrário, já tenho a imunidade”, conta Maria de Fátima, que garante continuar tomando todos os cuidados. “Mesmo assim, continuo com a máscara, lavando sempre as mãos e passando álcool gel para proteger as outras pessoas com quem convivo”, diz.


Esta unidade é a primeira aberta para atender todos os públicos prioritários para testagem do novo coronavírus e tem capacidade para realizar, inicialmente, uma média de cem coletas por dia. “Essa iniciativa amplia o acesso dos grupos prioritários a esses exames. A Secretaria Estadual de Saúde já fez mais de 9 mil testes nos três postos e isso permite um maior acompanhamento e uma amostragem importante de parte da população”, comenta a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.


Foram instalados dois lavatórios na entrada e saída do posto. Além disso, quem chega precisa medir a temperatura e durante a espera é mantido o distanciamento de 1,5m entre as cadeiras. O espaço tem seis cabines, sendo quatro para o RT-PCR, um tipo de exame que indica se o vírus está presente no organismo e o teste rápido, feito para confirmar se o paciente já foi infectado pelo vírus. O material colhido no primeiro tipo de exame é encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e o resultado sai em quatro dias. Já o segundo tipo indica o resultado em 15 minutos.

Após o teste, a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, 62, descobriu que já contraiu o novo coronavírus. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)
Após o teste, a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, 62, descobriu que já contraiu o novo coronavírus. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)

Podem realizar o exame: profissionais sintomáticos de saúde, segurança e sistema prisional, idosos e os trabalhadores sintomáticos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos; usuários e profissionais de residências terapêuticas, unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h; gestantes no pré-natal; e trabalhadores de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.


O posto funciona diariamente, das 7h às 15h. Atualmente, estão em funcionamento outros três centros de testagens para Covid-19, sendo um voltado exclusivamente para coleta de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na própria sede da unidade, no Bongi, Zona Oeste do Recife. Os outros dois postos avançados, que passam a receber casos suspeitos de todos os grupos prioritários, estão localizados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Essas três unidades já realizaram 9.353 exames, sendo 2.802 swab nasal-orofaríngeo e 6.551 testes rápidos.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.