O impacto da pandemia no Dia das Crianças

Clipping

A comemoração do Dia das Crianças deste ano deve ser impactada pela pandemia do coronavírus. Queda na renda, inflação e limitações devido ao isolamento social são alguns dos fatores apontados pela pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-PE em parceria com o Sebrae. Os resultados apontam que 61,5% dos entrevistados não têm intenção de comemorar o dia 12 de outubro.

Apesar de um cenário econômico positivo em comparação ao primeiro semestre, com uma melhora no nível de endividamento e o acesso ao crédito, a baixa intenção de comemorar a data surpreende o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos. “Entre os fatores determinantes para evitar gastos com comemoração, estão a redução no valor do auxílio emergencial, a queda na renda e a inflação em alimentação e bebidas, o que acaba impondo restrições orçamentárias às famílias mais pobres”, comenta.

A pesquisa revelou que dentre os que irão comemorar a data (38,5%), a preocupação com a pandemia desincentiva o consumo de serviços. Desses, 40,5% vão se limitar a compra de presentes e só 17,8% devem procurar atividades recreativas. 

A estudante de medicina e mãe de Bernardo, Bianca Veras, comenta que prefere investir o dinheiro proporcionando uma experiência para o filho ao invés de comprar um presente. “Quero levá-lo para algum lugar ao ar livre, algum parque. É importante nesse momento de pandemia sair um pouco do apartamento. Também planejo cozinhar algo que ele goste e comprar algum lanche especial, mostrar que a família realmente se preocupa com os gostos e preferências dele nesse dia”. 

Dentre os que não irão comemorar, 20,2% alegaram estar sem dinheiro, 18,2% apontam limitações devido ao isolamento social, 14,2% afirmam que os preços dos produtos estão muito altos, 7,5% estão desempregados e 6,5% endividados. “Acho que a pandemia vai impactar muito nas comemorações. Muitas famílias estão com os gastos reduzidos e com outras prioridades, sem espaço para um gasto supérfluo como um presente”, avalia Bianca.

A produtora e ativista cultural, Raquel Alves, mãe de Caetano, lamenta que o isolamento social impacte na comemoração da data. “Normalmente levamos ele para algum local em que ele possa socializar com outras crianças, em algum parque ou na praia. Mas com a pandemia vamos comemorar na casa de uma amiga que tem um filho recém-nascido”. Com relação a compra de presentes, Raquel acredita que a data é muito voltada ao capital. “Vou comprar coisas que ele já estava precisando e aproveitar a data para presenteá-lo. Pretendo gastar cerca de R$100 a R$150”.

A pesquisa também apontou que as vendas no comércio de rua estão à frente, com 50% dos entrevistados com preferência nas lojas físicas, seguidos dos shoppings centers (34,9%) e o e-commerce (14%). A pesquisa foi realizada digitalmente com 557 participantes da Região Metropolitana do Recife e foi feita através do aplicativo Cittamobi, entre os dias 25 e 29 de setembro.

Fique atento
O Procon PE orienta que os pais fiquem atentos aos preços, procedência, faixa etária e validade dos produtos. É importante que a compra seja feita no mercado formal para garantir segurança e saúde das crianças. Além disso, o órgão alerta para que os familiares abram e testem os produtos nas lojas, evitando problemas com uma troca futura.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.