Parceria entre o governo e a ONU leva atividades esportivas e culturais para áreas vulneráveis
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo de Pernambuco assinou, nesta quarta (5), um convênio com três agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para realizar atividades ligadas a esporte, cultura e arte em áreas vulneráveis no Grande Recife. O objetivo é prevenir o contato da população, sobretudo de jovens, com a violência e com as drogas nesses locais.
A assinatura do convênio ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, com a presença de integrantes do Ministério Público de Pernambuco, do Tribunal de Justiça, de deputados estaduais e representantes das prefeituras do Recife e de Paulista, município da Região Metropolitana.
Representantes do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também estiveram no evento.
Segundo o governo do estado, foram mapeados 74 territórios para receber as atividades. “Vamos começar com a Região Metropolitana [do Recife], mas quero expandir essas parceiras para que elas possam chegar em todas as regiões, principalmente as mais vulneráveis”, disse o governador Paulo Câmara (PSB). O investimento é R$ 3 milhões, vindos dos cofres estaduais.
Integrantes de agências da ONU assinaram convênio com governo de Pernambuco nesta quarta-feira (5) — Foto: Marina Meireles/G1
Os territórios foram mapeados entre novembro e dezembro de 2019, de acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, Clóvis Benevides. Neles, o governo estadual pretende implementar ações de cidadania em escolas, centros culturais e outros locais escolhidos em parcerias com as prefeituras.
“Vamos ocupar espaços dessas comunidades com capoeira, música, arte, cinema, música, fotografia, múltiplas linguagens para atrair os jovens. A gente quer conhecer as pessoas pelo nome e intervir a partir desse conhecimento”, disse o secretário.
Paulista recebe as primeiras ações do convênio no sábado (8). Também há atividades previstas em Camaragibe, na Região Metropolitana, e em algumas regiões do Recife. O cronograma é anunciado pelo governo em cada comunidade que sedia as atividades.
Questionado sobre a semelhança dessa iniciativa com as atividades já realizadas nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) instalados no Recife, Paulo Câmara afirmou que esses espaços são um parâmetro importante, mas é preciso agregar mais ações.
“A gente quer conseguir fazer com que todas as áreas vulneráveis, com todas as suas peculiaridades, sejam de alguma forma atendidas com prevenção, cidadania, ações conjuntas de cultura, mediação de conflitos, esportes. […] A busca para diminuir a violência parte não só do trabalho das polícias, que é importante e necessário, mas principalmente de ações como essa, para garantir a prevenção”, contou.
Seleção
Além da assinatura do convênio, também foi autorizada a ampliação de 10 mil vagas de atendimento em oficinas socioculturais e a contratação de equipe específica para atuar nas comunidades mapeadas pelo estado.
“São 70 novos técnicos que vão atuar nessas comunidades com mediação de conflitos. A seleção deve ser publicada nos próximos dias”, explicou o secretário.
De acordo com a coordenadora de Paz e Governança do PNUD, Moema Freire, o programa trabalha a perspectiva de desenvolvimento. Já o UNODC, a perspectiva da prevenção às drogas. O ONU Habitat, por sua vez, trabalha sob a perspectiva do desenvolvimento territorial, do espaço urbano.
“É uma parceria de peso, de diferentes agências. A gente acredita que vai ter muito êxito e temos essa perspectiva de levar para fora do país as boas práticas de Pernambuco”, declarou Moema.
Fonte: G1