Parques de diversão liberados hoje
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mais opções de eventos e diversão estarão à disposição de parte da população pernambucana a partir de hoje. Isso porque um novo passo foi dado com a liberação de parques de diversões, temáticos e similares. O avanço permite que novas atividades sejam reabertas, até então fechadas devido à pandemia. Além disso, os eventos de um modo geral vão ter a sua capacidade ampliada para 50% ou um limite máximo de 300 pessoas, com o mesmo horário de funcionamento, das 6h até a meia-noite.
A partir de hoje, o Governo de Pernambuco libera a volta dessas atividades e flexibilização do setor de eventos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Sul e Mata Norte, além da Gerência Regional de Saúde (Geres) 4, que tem Caruaru, no Agreste, como cidade polo. Serão beneficiadas com a decisão, cerca de 104 municípios serão beneficiados. Com os avanços, as localidades são as primeiras do Estado a ingressarem na Etapa 10, do Plano de Convivência com a Covid-19.
O setor de parque de diversões, foi o último a ter liberação autorizada, e estes estabelecimentos poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatório também a higienização de todos os equipamentos após a utilização.
A Etapa 10 tem também como novidade a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Além disso, está autorizada também a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas.
A partir de hoje, também está autorizado em todo o Estado que o comércio de rua funcione em horário prolongado. Agora os varejistas podem manter os estabelecimentos abertos até a meia-noite, com uma capacidade de atendimento maior, recebendo um cliente para cada cinco metros quadrados de área.
Já no Sertão do Estado, nas Geres que tem Ouricuri e Afogados da Ingazeira, como cidades polo, beneficiando 23 cidades, os eventos sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor). Os eventos estão liberados, porém com permissão para ocorrer das 6h até a meia-noite.
No sertão, as cidades poderão ampliar ainda os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%
Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, dar mais um passo no plano só foi possível por conta dos índices em queda da Covid-19. “São avanços importantes, que reforçam o nosso planejamento com o plano das atividades econômicas. O sucesso está vinculado ao comportamento das pessoas, obedecer ao protocolo geral, ter higiene, monitoramento e comunicação, permite avançar em todos os aspectos”, disse.
Fonte: Folha-PE