Parques de diversão liberados hoje

Clipping

Mais opções de eventos e diversão estarão à disposição de parte da população pernambucana a partir de hoje. Isso porque um novo passo foi dado com a liberação de parques de diversões, temáticos e similares. O avanço permite que novas atividades sejam reabertas, até então fechadas devido à pandemia. Além disso, os eventos de um modo geral vão ter a sua capacidade ampliada para 50% ou um limite máximo de 300 pessoas, com o mesmo horário de funcionamento, das 6h até a meia-noite.

A partir de hoje, o Governo de Pernambuco libera a volta dessas atividades e flexibilização do setor de eventos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Sul e Mata Norte, além da Gerência Regional de Saúde (Geres) 4, que tem Caruaru, no Agreste, como cidade polo. Serão beneficiadas com a decisão, cerca de 104 municípios serão beneficiados. Com os avanços, as localidades são as primeiras do Estado a ingressarem na Etapa 10, do Plano de Convivência com a Covid-19.

O setor de parque de diversões, foi o último a ter liberação autorizada, e estes estabelecimentos poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatório também a higienização de todos os equipamentos após a utilização.

A Etapa 10 tem também como novidade a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Além disso, está autorizada também a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas.

A partir de hoje, também está autorizado em todo o Estado que o comércio de rua funcione em horário prolongado. Agora os varejistas podem manter os estabelecimentos abertos até a meia-noite, com uma capacidade de atendimento maior, recebendo um cliente para cada cinco metros quadrados de área.

Já no Sertão do Estado, nas Geres que tem Ouricuri e Afogados da Ingazeira, como cidades polo, beneficiando 23 cidades, os eventos sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor). Os eventos estão liberados, porém com permissão para ocorrer das 6h até a meia-noite.

No sertão, as cidades poderão ampliar ainda os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%

Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, dar mais um passo no plano só foi possível por conta dos índices em queda da Covid-19. “São avanços importantes, que reforçam o nosso planejamento com o plano das atividades econômicas. O sucesso está vinculado ao comportamento das pessoas, obedecer ao protocolo geral, ter higiene, monitoramento e comunicação, permite avançar em todos os aspectos”, disse.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.