PIB de Pernambuco aumenta 1,9% em 2019 e supera crescimento de 1,1% da economia brasileira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pernambuco teve um crescimento de 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, em comparação com o ano anterior. O desempenho da economia estadual foi maior que o da economia brasileira, que cresceu 1,1% em relação ao mesmo período de 2018.
A valores de mercado, o PIB de Pernambuco alcançou R$ 205 bilhões entre janeiro e dezembro de 2019. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) nesta quinta-feira (12).
Segundo o governo estadual, foi registrado um crescimento nos três principais setores econômicos em Pernambuco. Nos 12 meses de 2019, a agropecuária teve aumento de 12,7%, enquanto a indústria cresceu 3,4% e a área de serviços apresentou alta de 1%.Comparativo do PIB de Pernambuco e do Brasil em 2019No acumulado do ano, crescimento da economia foi de 1,9% no estado e de 1,1% no paísPernambucoBrasil1º trimestre de 20192º trimestre de 20193º trimestre de 20194º trimestre de 201900,511,522,533,5Fonte: Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem)
Na agropecuária, as lavouras permanentes cresceram 22%. O destaque foi o aumento da produção de laranja, banana, manga, uva, maracujá, coco-da-baía, goiaba e castanha-de-caju. Na pecuária, a alta registrada foi de 5,5%, principalmente por causa do crescimento na produção de ovos e leite e da bovino e suinocultura.
Na área da indústria, o saldo positivo foi motivado pelo desempenho da indústria de transformação (aumento de 5,2%), com a expansão da fabricação de veículos automotores, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, além de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.
No setor de serviços, os segmentos de administração, saúde e educação públicas, de transporte, armazenagem e correio, além das atividades imobiliárias e aluguéis, são apontados como os responsáveis por alavancar o crescimento em relação a 2018.
Economia no 4º trimestre
Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, o PIB de Pernambuco aumentou 2,9%, que equivale a R$ 56,9 bilhões em valores correntes. O crescimento da economia estadual foi superior ao da economia brasileira, que registrou alta de 1,7%, no mesmo período.
Ainda no último trimestre de 2019, o estado registrou um crescimento nos três setores econômicos principais: agropecuária (13,5%), indústria (7,6%) e serviços (1,2%).
Respectivamente, o saldo positivo foi devido às lavouras permanentes (como laranja, banana, manga, uva, maracujá, coco-da-baía, goiaba e castanha-de-caju), à indústria de transformação (de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis; e de automóveis) e às atividades imobiliárias e aluguéis e aquelas relacionadas à administração, saúde e educação públicas.
Fonte: G1