‘Pode ser necessário complementar conteúdo no ano letivo de 2021’, diz secretário de Educação de PE

Clipping

O calendário letivo de Pernambuco deste ano pode ser finalizado em 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, segundo o secretário de Educação e Esportes do estado, Fred Amâncio. No Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (16), ele afirmou que não há previsão para o retorno das aulas nas escolas, apesar de o protocolo para o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino já ter sido divulgado.

“Diante desse período tão longo de suspensão das aulas, pode ser necessário complementar conteúdo no ano letivo de 2021 para o geral dos estudantes, porque o mais importante não é a quantidade de horas, mas o aprendizado dos estudantes”, declarou o secretário.

Fred Amâncio disse, ainda, que, nas escolas de educação básica das redes pública e privada, as escolas deram sequência às atividades não presenciais. Mesmo assim, será necessária a reposição do conteúdo programático previsto.

“Claro que vai ser necessário não apenas a retomada normal, mas um trabalho complementar, de reposição, de reforço escolar, o que pode implicar na extensão do calendário escolar. A gente pode ter um calendário um pouco mais extenso, para dar conta do volume maior de conteúdo”, contou.

Uma das medidas previstas no protocolo de retomada é a distância mínima de um metro e meio entre alunos, profissionais e colaboradores, em todos os ambientes. Para garantir isso, os gestores devem reduzir a quantidade de estudantes nas salas de aula e até adotar o esquema de rodízio. Entretanto, no ensino infantil, segundo o secretário, a fiscalização deve ser ainda mais rígida.

“No caso da educação infantil, como não é uma etapa obrigatória, ela não tem uma contagem, não tem avaliação. Nos outros, a indicação, na retomada das aulas, é, no processo do dia a dia das escolas, avaliar como foi a aprendizagem nesse período para poder planejar o próximo passo. Na educação infantil, deve haver um tratamento especial”, explicou.

Protocolo de retomada

O documento sugere, entre outras questões, a promoção de diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação para evitar aglomerações dentro das instituições (veja vídeo acima). O conjunto de normas deve ser aplicado para a educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros).

O protocolo setorial também prevê o adiamento de qualquer evento presencial na escola e a suspensão das atividades esportivas coletivas. Caberá às escolas, ainda segundo o documento, a orientação para estudantes e trabalhadores sobre a necessidade de se evitar contatos próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços.

Os horários das refeições devem ser alternados, e a escola deve estabelecer o distanciamento de dois metros durante a alimentação dos estudantes. Em coletiva de imprensa transmitida pela internet na quarta-feira (15), Fred Amâncio disse que a data para implementação do plano de retomada deve ser definida até o fim de julho.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco confirmou, na quarta-feira (14), 1.384 casos da Covid-19 e 57 óbitos. Com isso, o estado passou a contabilizar 74.960 infectados pelo novo coronavírus e 5.772 mortes, números que começaram a ser registrados no início da pandemia, em março.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.