Presença feminina aumenta na Ambev de Pernambuco

Clipping

A primeira etapa do processo produtivo de uma cerveja é a brassagem. É onde se faz um líquido (o mosto), que fermentado, vira cerveja. E é nessa área que a bebida ganha corpo, as cores e os sabores. Importantíssima para a concepção do produto, essa etapa é feita, pela primeira vez, apenas por mulheres na fábrica da Cervejaria Ambev, em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR). Este mês, a empresa decidiu renovar a equipe e iniciar o processo da cerveja com uma equipe 100% feminina a partir de agora. 

Oito mulheres comandam a brassagem das cervejas da marca em um trabalho denso e de qualidade. Antes dessa decisão, apenas duas mulheres faziam parte da área da brassagem na fábrica. A mudança partiu da necessidade de um equilíbrio e de igualdade de gênero na fábrica como um todo.

Beatriz Afonso, 28 anos, é a coordenadora da área da brassagem há dois anos e participou desse processo de mudança. “As meninas entraram há 20 dias. Não tínhamos esse hábito de priorizar a presença feminina na operação. Durante conversas entre o time, debatemos sobre diversidade e equilíbrio. Então quisemos dar um passo no equilíbrio de gênero”, destacou Beatriz.

Nas funções da área da brassagem, as mulheres ainda realizam o recebimento de carretas com a matéria-prima da cerveja, fazem a estocagem dos itens e depois utilizam para fazer o mosto. “Em geral, quando abríamos o processo seletivo para a fábrica, as mulheres não se candidatavam nessa área. Poucas chegavam na fase final da seleção. Então quisemos começar o processo de uma forma diferente, já selecionando mulheres. E aí foi muito mais fácil encontrar as opções. Buscamos os critérios iguais para qualquer gênero”, disse Beatriz.

Amanda Larissa Luna, de 24 anos, é uma dessas mulheres selecionadas. Há 20 dias, ela faz parte da área de brassagem da fábrica como técnica de eletromecânica. “Já passei por quatro empresas e sempre fui a única mulher numa equipe masculina. Estou gostando bastante. É a chance de mostrar a capacidade e a competência da gente. E que lugar de mulher é onde ela quiser”, ressaltou Amanda.

A Ambev tem buscado cada vez mais fortalecer o número de mulheres em suas unidades. Hoje, a base de liderança da empresa é composta em 30% por mulheres. Segundo a Cervejaria, o índice ainda não é o ideal, mas está trabalhando para aumentar a representatividade feminina. Desde 2015, a empresa aumentou em 23% a quantidade de mulheres entre os cargos de gerente e diretores.

Na Ambev de Itapissuma, por exemplo, a Mestre Cervejeira é uma mulher, Elisa Urbano. Essa função é responsável por criar as fórmulas, desenvolver novos produtos, controlar as qualidades das marcas, da degustação e dos processos de harmonização.

“Meu gênero nunca foi uma limitação pra mim, isso nunca foi barreira na minha vida profissional. Nossa equipe quer inspirar novas unidades, outros ramos da indústria para abrir oportunidade para as mulheres”, ressaltou Beatriz.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.