Sertão de Pernambuco registra nova queda no número de roubos com menos 30%

Clipping

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que englobam os roubos de celulares, cargas, veículos, bancos, assaltos a transeuntes e outras formas de subtração de bens, continuam sua trajetória descendente em todo o Estado de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), mais uma queda foi registrada em novembro de 2020. Já são 39 meses consecutivos de declínio dessa modalidade de crime. No mês passado, houve 4.066 roubos, 1.674 a menos em comparação a novembro de 2019, com 5.740 registros. Percentualmente, a retração foi de 29,16%. No acumulado do ano, a diminuição é ainda maior: -34,24%. Nos 11 meses de 2020, foram notificados às polícias 48.603 crimes patrimoniais, contra 73.907 boletins de ocorrência no mesmo período do ano anterior.

Em novembro, a diminuição dos CVPs ocorreu em todas as regiões do Estado, do Litoral ao Sertão. O maior percentual de queda foi obtido pela Zona da Mata, com -46%,43 (de 644, em novembro de 2019, caiu para 345). Em seguida, vieram o Agreste, com -35,16% (de 1.189 para 771); Sertão, com -30,24% (334 para 233) e Região Metropolitana, com -23,43% (1.737 para 1.330). A cidade do Recife apresentou uma retração de 24,46% (1.836 para 1.387).

Roubos de veículos

Todas as regiões de Pernambuco tiveram redução no roubo de veículos, tanto no mês de novembro como no acumulado do ano, de janeiro a novembro. Neste 11º mês do ano, Pernambuco teve uma redução de 36,85% em ocorrências de roubo de veículos, contabilizando 713 ocorrências contra 1.129 no mesmo mês do ano passado. De janeiro a novembro, Pernambuco apresenta uma retração de 29,33%, caindo de 12.236, em 2019, para 8.647 registros de roubos de veículos neste ano. O Recife foi a região com maior redução no acumulado do ano, diminuindo de 2.813 para 1.808 veículos subtraídos, o que significa -35,73%.

Celulares recuperados

Com a ajuda do programa Alerta Celular, da SDS, as forças de segurança têm ampliado a apreensão de telefones roubados. Neste mês de novembro foram recuperados 906 aparelhos celulares, de um total de 8.889 no acumulado do ano. O combate aos roubos desses equipamentos em Pernambuco também segue dando resultados, culminando com uma redução de 25,3% entre janeiro e novembro deste ano em relação a 2019, ao cair de 29.187 para 21.816 aparelhos subtraídos. No mês de novembro, houve uma queda neste tipo de crime de 5,8%, diminuindo de 2.173, em 2019, para 2.047, em 2020. A população pode ajudar as Polícias Civil e Militar na recuperação de aparelhos: basta se cadastrar no Alerta Celular, pelo site www.sds.pe.gov.br. Ao registrar o IMEI do telefone e suas informações de contato, quem for vítima de roubo pode ter o aparelho de volta, caso policiais consigam apreendê-lo em abordagem ou operação.

Ônibus
No acumulado dos últimos onze meses contabilizou-se uma retração de 23,38% nas ocorrências de roubo a ônibus, caindo de 770, em 2019, para 590, em 2020. No último novembro foram registradas 64 ocorrências deste tipo de crime, contra 70 casos no mesmo período de 2019, significando uma diminuição de 8,57%.

Bancos
As investidas consumadas contra instituições financeiras, entre janeiro e novembro, recuaram em 17% em relação ao mesmo intervalo de 2019, ao sair de 18 para 15 ocorrências. No mês de novembro, houve uma ocorrência de furto a agência bancária, contra nenhum caso no mesmo mês de 2019.

Polícia
O trabalho integrado entre as Polícias Civil, Militar e Científica resultou, no último mês de novembro, em 5.386 prisões em flagrante, 800 ocorrências de tráfico de entorpecentes, 591 apreensões por ato infracional e 565 armas apreendidas. No acumulado do ano, as forças policiais de Pernambuco apreenderam 6.216 armas, autuaram 51.166 pessoas em flagrante delito e outras 5.916 por ato infracional, além de atuar em 7.715 ocorrências de tráfico por entorpecentes.

Fonte: Edenevaldo Alves

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.