Setor de seguros de vida registra aumento em 2020
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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As vendas de seguros de vida no Brasil movimentaram R$ 4,3 bilhões em julho de 2020, um aumento de 8% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), os destaques são para seguro educacional (34%), de vida individual (22%) e prestamista (20,6%). A conscientização sobre a finitude da vida e as preocupações com adversidades, como a pandemia do coronavírus, são fatores que impactam nesse crescimento.
Em Pernambuco, a seguradora Prudential do Brasil cresceu 29% no faturamento durante o primeiro semestre de 2020, alcançando R$10,8 milhões. No estado, a empresa detém 16% do mercado de seguros individuais, que agrega seguros de vida e outros ramos, como doenças graves e acidentes pessoais.
Em nível regional, a empresa registrou um crescimento de 28% em prêmios, um percentual acima do mercado, que cresceu 11%. “Pernambuco tem um enorme potencial de crescimento para o mercado de seguros em geral e, especialmente, os seguros de vida. Em tempos de retomada lenta e gradual do crescimento econômico no país, é um estado que apresenta sinais de crescimento em sua economia, inclusive, acima da média do Brasil”, avalia o vice presidente comercial e regional da Prudential Brasil, Rodrigo Prosdocimi.
Com relação ao crescimento, Rodrigo diz que a preocupação com os imprevistos da vida é um fator relevante. “O aumento se deve, principalmente, ao desenvolvimento cada vez maior da cultura da educação financeira entre as pessoas, que estão mais abertas a conversar sobre seguros e mais atentas à necessidade de proteção financeira. Podemos dizer, inclusive, que essa conscientização e reflexão foi ainda mais intensificada durante a pandemia do novo coronavírus, em que a busca pela proteção à saúde e a reflexão sobre a vulnerabilidade da vida ficaram ainda mais evidentes”.
A expectativa, ainda de acordo com ele, é que o crescimento continue ao longo dos anos e que ferramentas de proteção, como o seguro de vida, façam parte cada vez mais do orçamento pessoal e familiar.
“A própria Prudential do Brasil, por exemplo, registra um crescimento médio consecutivo de 31% nos últimos dez anos”, revela. Ele diz que as pessoas se tornam mais conscientes a respeito da vulnerabilidade e finitude da vida, mais abertas a conversar sobre seguros e estimuladas para a necessidade da proteção financeira. “No primeiro semestre de 2020, inclusive, percebemos a resiliência do mercado de seguros de vida diante da pandemia. Diante do cenário exposto, estamos otimistas a respeito do crescimento do mercado no país”, conclui.
Fonte: Folha-PE