‘Temos que estar prontos para situações com e sem vacina’, diz ex-secretário do Ministério da Saúde sobre Covid-19

Clipping

Uma previsão “otimista” para a vacina contra a Covid-19 ficar disponível para a

população brasileira é entre junho e julho de 2021. Essa foi a estimativa dada por Wanderson Oliveira, doutor em epidemiologia e ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (11).

“Em um cenário otimista, em junho ou julho do próximo ano. Quando a gente fala em estar disponível, falamos da possibilidade de receber essa vacina como parte de um programa de uma estratégia governamental, um programa nacional de imunização”, afirmou Wanderson.

Ainda de acordo com ele, que deixou o cargo no Ministério da Saúde em abril, após 15 anos de atuação na pasta, é preciso respeitar o tempo da ciência.

“Nós temos que aguardar o tempo da ciência, e o tempo da ciência não é o tempo que desejamos. Temos que estar prontos para situações com e sem vacina”, declarou.

Segundo Wanderson, a suspensão dos testes da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus fazem parte do processo de desenvolvimento de uma imunização.

“Os protocolos estão funcionando, o que acontece é que agora todo mundo está acompanhando, mas isso é uma rotina no desenvolvimento de produtos biológicos. Eu tenho confiança que nós teremos muito em breve uma vacina. Até porque são mais de 170 vacinas em desenvolvimento, não tenho dúvida que pelo menos uma vai estar disponível para a gente”, declarou.

Ele explicou que existem desafios e protocolos que precisam ser seguidos antes de a população ser vacinada, como a regulamentação e o desenvolvimento de uma estratégia de campanha de vacinação.

“Nós não queremos também que as pessoas se aglomerem nas salas de vacina, então o Programa Nacional de Imunização tem uma grande experiência nessas ações. A gente vai ter que fazer uma boa campanha de vacinação e uma boa campanha de informação”, afirmou.

Baixa vacinação infantil

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, apontaram que cerca de metade das crianças brasileiras não tomaram todas as vacinas previstas no Calendário de Imunização de 2020. De acordo com o índice, atualizado na segunda-feira (7), apenas 51,6% das crianças estavam com a cobertura vacinal em dia.

Segundo Wanderson, esse problema também deve ser central na discussão sobre saúde pública. “Nós entendemos que as pessoas têm suas preocupações, suas dúvidas em relação a sair de casa e ir a uma unidade de saúde, mas eu posso afirmar que é muito mais importante que os pais e responsáveis levem seus filhos a uma unidade de vacinação e regularizem a caderneta de vacina”, disse.

O epidemiologista também lembrou do alto número de casos de sarampo, doença viral que possui vacina no cronograma nacional de vacinação, registrados em Pernambuco em 2013. De março a novembro daquele ano, foram notificados 334 casos suspeitos, sendo 112 confirmados.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na quinta-feira (10), 1.040 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. O número total de infectados no estado subiu para 134.619. Também foram registrados 28 óbitos provocadas pelo novo coronavírus, aumentando o número de mortes para 7.792. Os dados são contabilizados desde março, no início da pandemia.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.