Trabalhadores de parques de diversão protestam pela volta das atividades do setor em PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Representantes e trabalhadores de parques de diversão de Pernambuco fizeram um protesto no Recife, nesta quarta-feira (9), pedindo uma data para retomada das atividades. Devido à pandemia de Covid-19, o setor está parado desde março.
A concentração começou às 10h30 na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Por volta das 12h30, o grupo estava junto ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanhou o ato, que não causou engarrafamento na região central da cidade.
Os manifestantes alegaram que as atividades do setor estavam previstas para retornar na nona etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, mas foram adiadas para a décima etapa. Eles afirmaram que também querem dialogar com o governo estadual para compreender os motivos da mudança.
“Fizemos as mudanças necessárias, retirando brinquedos infantis, colocando postos com álcool em gel e aferição de temperatura para poder atender aos protocolos de prevenção da Covid-19 nos espaços. Queremos uma resposta com a data de retorno”, disse Débora Messias, diretora do Sindicato Interestadual dos Empregados de Casas de Diversão e Similares.
Atualmente, o Grande Recife está na 8ª etapa do Plano de Convivência, que permitiu a volta de eventos como seminários, congressos e palestras, entre outros pontos. Ainda não foi divulgada data para o avanço de fase.
De acordo com a Secretaria da Casa Civil, uma comissão com trabalhadores de parques de diversão foi recebida pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo. No encontro, o grupo protocolou um ofício solicitando a antecipação da reabertura do setor.
Na ocasião, o secretário informou que a retomada da atividade está inserida na etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19. As reivindicações dos profissionais devem ser encaminhadas para avaliação do Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus.
Covid-19 em Pernambuco
Foram confirmados, nesta quarta-feira (9), mais 989 casos da Covid-19. Com isso, o estado totalizou 133.579 pessoas infectadas. Também foram confirmados novos 23 óbitos, elevando o total de mortos em Pernambuco para 7.764.
Fonte: G1