Um mês após primeira confirmação, Pernambuco chega a 85 mortes e 960 casos de Covid-19

Clipping

Pernambuco chegou a 960 casos de pacientes com o novo coronavírus, neste domingo (12). São 144 pessoas a mais do que no sábado (11), quando havia 816 confirmações de pessoas com a doença. Houve, ainda, registro de 13 novos óbitos, indo para 85 mortes de pacientes com a Covid-19, ao todo. Os dois primeiros casos no estado foram confirmados no dia 12 de março (veja vídeo acima).

Dos 960 casos, 548 estão em isolamento domiciliar e 281 pessoas estão internadas, sendo 40 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 241 em leitos de enfermaria. Outros 46 pacientes estão curados da doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Desde a chegada da Covid-19 em nosso estado, se fez necessário uma série de medidas restritivas, muito duras, mas que tem nos dado condição e o tempo necessário para minimizar a expansão da doença”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB), em comunicado divulgado em vídeo em que fez um balanço do primeiro mês da doença em Pernambuco.

Dos 184 municípios de Pernambuco, 51 registraram pacientes com a doença. Há, também, casos no arquipélago de Fernando de Noronha, além de pacientes de outros estados e países que receberam a confirmação da Covid-19 em Pernambuco.

Os novos municípios com casos confirmados, neste domingo (12), foram: Chã GrandeGlória do GoitáItapissumaMachados e São José da Coroa Grande.

A respeito dos óbitos, a SES informou que as confirmações de mortes ocorridas neste domingo (12) são de três mulheres e dez homens, com idades entre 42 e 84 anos. Entre eles, está o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, vereador Cícero Pinheiro (PTB).

Os óbitos ocorreram entre os dias 3 de abril e o sábado (11), no Recife e em Vitória de Santo Antão, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Goiana, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Limoeiro.

Confira os novos óbitos confirmados

  1. Homem, de 68 anos, morador de Vitória de Santo Antão. Morreu no dia 3 de abril. Tinha hipertensão arterial e era ex-tabagista.
  2. Homem, de 68 anos, morador de Palmares. Morreu no sábado (11). Tinha insuficiência renal.
  3. Homem, de 60 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho. Morreu na sexta (10). Não foram informadas comorbidades.
  4. Mulher, de 69 anos, moradora de São Lourenço da Mata. Morreu no sábado (11). Tinha arritmia cardíaca.
  5. Homem, de 42 anos, morador de São Lourenço da Mata. Morreu na sexta (10). Tinha hipertensão e diabetes mellitus.
  6. Mulher, de 77 anos, moradora de Goiana. Morreu na quinta (9). Tinha diabetes.
  7. Mulher, de 73 anos, moradora de Camaragibe. Morreu no dia 5 de abril. Tinha diabetes e hipertensão.
  8. Homem, de 84 anos, morador de Jaboatão dos Guararapes. Morreu na sexta (10). Não foram informadas comorbidades.
  9. Homem, de 61 anos, morador de Limoeiro. Morreu no sábado (11). Tinha hipertensão e diabetes.
  10. Homem, de 66 anos, morador do Recife. Morreu na sexta (10). Tinha hipertensão arterial.
  11. Homem, de 50 anos, morador do Recife. Morreu na sexta (10). Tinha diabetes.
  12. Homem, de 66 anos, morador do Recife. Morreu no sábado (11). Tinha epilepsia.
  13. Homem, de 73 anos, morador de de Jaboatão dos Guararapes. Morreu na sexta (10). Histórico de Acidente Vascular Cerebral.

Local de residência dos pacientes com coronavírus em PernambucoRecife concentra a maioria dos casos contabilizados no estadoRecife: 557Jaboatão dos Guararapes: 67Olinda: 72Cabo de Santo Agostinho: 15Camaragibe: 33Fernando de Noronha: 24Paulista: 47São Lourenço da Mata: 31Palmares: 4Belo Jardim: 2Caruaru: 7Petrolina: 4Ipubi: 2Aliança: 2Goiana: 6Outro estado: 5Outro país: 3Lagoa do Carro: 2Paudalho: 6Cachoeirinha: 7Igarassu: 3Moreno: 2Bom Jardim : 1Catende: 2Salgueiro: 4Macaparana: 1Timbaúba : 1Passira: 1Arcoverde: 3Carpina: 2Abreu e Lima: 10Limoeiro: 2João Alfredo: 2Pombos: 1Frei Miguelinho: 1Garanhuns: 2Capoeiras: 1Ipojuca: 5São Caetano: 1Bom Conselho: 1Serra Talhada: 1Tracunhaém: 1Gameleira: 1Quipapá: 1Santa Cruz do Capibaribe: 1São Bento do Una: 1Toritama: 1Sertânia: 1Chã Grande: 1Glória do Goitá: 1Itapissuma: 1Machados: 1São José da Coroa Grande: 11/2Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Histórico

Há um mês, no dia 12 de março, o estado registrava os dois primeiros casos da Covid-19, de moradores do Recife que estiveram juntos na Itália. Após a primeira confirmação de casos, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Belo Jardim, no Agreste, foram os municípios seguintes a ter pacientes com a Covid-19. A confirmação ocorreu após quatro dias (veja vídeo abaixo).

No dia 22 de março, a cidade de Olinda confirmou o primeiro paciente do município. Em 23 de março, a confirmação foi feita em Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão.

00:00/02:15

Veja como o novo coronavírus se espalhou por Pernambuco em um mês

Veja como o novo coronavírus se espalhou por Pernambuco em um mês

No dia 27 de março, moradores de Goiana e de Camaragibe, no Grande Recife, receberam o exame confirmando a doença, assim como no arquipélago de Fernando de Noronha. Um dia depois, houve confirmações em São Lourenço da Mata. No dia 29, o município de Palmares, na Zona da Mata, confirmou o primeiro caso.

Três dias depois, no dia 31 de março, foi a vez da cidade de Aliança, na mesma região, confirmar o primeiro paciente com a Covid-19. No dia 3 de abril, a confirmação de casos foi feita nas cidades de PaulistaCabo de Santo Agostinho e Ipubi.Histórico da Covid-19 em PernambucoHá confirmações e registros de óbitos e pacientes curadosPacientesPacientes curadosCasos confirmadosÓbitos12/0314/0316/0318/0320/0322/0324/0326/0328/0330/031º/0403/0405/0407/0409/0411/04025050075010001250Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

No dia 6 de abril, houve registro de casos em PaudalhoLagoa do Carro e Cachoeirinha. Um dia depois, houve registro em IgarassuMorenoVitória de Santo AntãoCatendeMacaparanaTimbaúbaBom Jardim e Salgueiro.

No dia 8 de abril, Passira e Arcoverde tiveram o primeiro registro de casos. No dia 9 de abril, foi a vez de Abreu e LimaCarpinaLimoeiroJoão AlfredoPombosFrei MiguelinhoGaranhuns e Capoeiras confirmarem pacientes com a doença.

Já na sexta (10), a confirmação foi feita em IpojucaSão CaetanoBom Conselho e Serra Talhada. No sábado (11), houve registro de pacientes em TracunhaémGameleiraQuipapáSanta Cruz do CapibaribeSão Bento do UnaToritama e Sertânia.

Balanço

De acordo com o governo de Pernambuco, 4.729 profissionais da área da saúde foram convocados para tratar casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no estado. Desses, cerca de 1 mil foram distribuídos em unidades hospitalares do estado. Os demais estão concluindo o processo de admissão.

Balanço

De acordo com o governo de Pernambuco, 4.729 profissionais da área da saúde foram convocados para tratar casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no estado. Desses, cerca de 1 mil foram distribuídos em unidades hospitalares do estado. Os demais estão concluindo o processo de admissão.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.