Uma em cada três pessoas quer consumir menos no ano que vem

Clipping

Mais de um terço da população brasileira busca reduzir o nível de consumo de bens e serviços em 2021. Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), cerca de 35% das pessoas entrevistadas pretendem consumir menos no ano que vem. Outros 41% afirmaram que vão manter nível de consumo. 

Para 25% dos entrevistados que disseram querer reduzir o consumo em 2021, o fato de ter conseguido economizar dinheiro durante a pandemia do coronavírus é o principal motivo para tentar reduzir gastos no ano que vem.

Algumas mudanças no consumo de bens, segundo o levantamento, tendem a continuar no próximo ano. Quase um terço (32%) dos entrevistados pretendem continuar a comprar mais alimentos no supermercado, 30% pretendem manter o consumo de produtos de limpeza e 29%, o consumo de produtos de higiene pessoal.

Produtos como roupas, bolsas, acessórios e calçados, que a população afirmou ter reduzido o consumo na pandemia, devem registrar uma retomada em 2021. Um em cada quatro entrevistados diz que irá comprar mais esse tipo de produto no próximo ano. PUBLICIDADE

Esse percentual fica em quarto no ranking de perspectivas de consumo para os próximos 12 meses, perdendo apenas para produtos de maior prioridade, como alimentos no supermercado, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.

Brasileiros querem poupar mais dinheiro

Além disso, um dos benefícios de gastar menos com compras é a possibilidade de usar o dinheiro de outras formas, inclusive guardá-lo para possíveis emergências. A pesquisa da CNI revela que seis em cada 10 brasileiros, cerca de 59%, pretendem poupar mais em 2021, do que poupavam antes da pandemia. 

“Considerando a população que pretende poupar mais (ou iniciar poupança em 2021), a principal razão para guardar mais dinheiro, apontada por 54% dos entrevistados, é a vontade de ter recursos para usar em uma emergência”, aponta a CNI. 

Já na análise da parcela da população que pretende guardar menos dinheiro do que no período anterior a pandemia — ou que continuará sem guardar dinheiro —, 50% afirmam não ter dinheiro suficiente para guardar e 14% deram como motivo o fato de ter que pagar dívidas. Além disso, outros 13% afirmaram que não pretendem poupar, pois tiveram queda nos rendimentos. 

Auxílio emergencial

O estudo também traça um panorama do auxílio emergencial. Dos entrevistados, 42% se cadastraram para receber o benefício e conseguiram o auxílio do governo, enquanto que 11% fizeram o cadastro, mas não foram contemplados. Entre os brasileiros beneficiados pela ajuda, 17% afirmaram que sua renda aumentou ou aumentou muito no período. 

Alimentos, roupas, produtos de higiene, limpeza, ou algum outro tipo de bem consumo foram os principais itens comprados por metade da população que diz ter recebido auxílio emergencial (49%). Outros 30% disseram ter usado o dinheiro para pagar contas e 18% para honrar dívidas. Apenas 2% dos entrevistados conseguiram guardar o dinheiro. 

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira é feita a partir de 2 mil entrevistas realizadas pelo Ibope Inteligência em 127 municípios no período 17 a 20 de setembro de 2020.

Fonte: R7

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.