11 de outubro – Dia Mundial da Obesidade: a dica é descascar mais e desembrulhar menos

Clipping

obesidade é uma doença crônica e tem como principal característica o aumento da massa corporal gorda. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, no Brasil, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais estavam obesas, o número equivale a 41 milhões de indivíduos. Já o sobrepeso peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

Ministério da Saúde informa que a obesidade teve um crescimento de 72% nos últimos 13 anos. 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019 e sua frequência é igual entre homens e mulheres. Apesar da obesidade ser uma doença de graves consequências na saúde pública, se a pessoa seguir a rotina de descascar mais e desembrulhar menos, já diminuirá bastante os números de obesos e sobrepesos e suas patologias associadas. 

Uma fórmula a grosso modo é percebida na relação altura e peso, com causas variadas: 

  • Alimentação inadequada
  • Sedentarismo
  • Pré-disposição genética

obesidade está associada a diversas doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, infarto, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), diabetes mellitus, gordura no fígado, disfunção sexual, entre outros distúrbios metabólicos. Problemas psíquicos também estão relacionadas ao excesso de peso

O combate à obesidade inclui, primordialmente, pelo estilo de vida saudável, tendo uma alimentação equilibrada (proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos), exercício físico rotineiro, regulação do intestino e sono regenerador. A correta hidratação deve ser priorizada durante todo o dia. O paciente obeso ou com sobrepeso deve ter a avaliação clínica pelo médico especializado em emagrecimento.

Alimentos ultraprocessados, enlatados, excesso de carne vermelha, açucarados, frituras, fast food, devem ser retirados do cardápio ou consumidos de maneira mínima. O consumo de hortaliças, frutas e vegetais devem ser mais incentivados. A dica é descascar mais e desembalar menos. 

Sedentarismo

Sedentarismo e má alimentação são possíveis causas da obesidade – Canva

Números do consumo alimentar na pandemia: 

  • 6% aumento no consumo de doces e chocolates
  • 5% aumento no consumo de embutidos
  • 4% aumento no consumo de congelados

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (setembro/2020)

Cálculo – Para calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea), divide-se o peso do paciente em Kg pelo quadrado da altura em metros. Se estiver entre 25 e 29,9 considera-se sobrepeso e se o cálculo for igual ou maior a 30, diagnostica-se obesidade, que pode ser graduada em riscos progressivamente maiores. Acima de 35 como obesidade de grau dois e acima de 40 como obesidade grau três. Um tripe é importante para o diagnóstico mais preciso da obesidade: índice de massa corpórea, cintura abdominal e bioimpedância corporal.

PÍLULAS

Tumor – O câncer de mama, cuja ocorrência em mulheres corresponde a  99% de todos os casos registrados mundialmente, é justificado por dados do GLOBOCAN 2020. O estudo, divulgado em fevereiro de 2021 pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, da sigla em inglês) – entidade intergovernamental que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) – e pela Sociedade Norte-Americana de Câncer (ACS), mostra que cenário da oncologia está mudando, com aceleração em todo planeta nos índices de incidência de neoplasias malignas e trazendo o câncer de mama para o topo da lista entre os mais diagnosticados em todo o mundo, superando pela primeira vez neste ranking os tumores de pulmão. Para o oncologista Max Mano, líder de tumores de mama do Grupo Oncoclínicas, representado em Pernambuco pela Multihemo Oncoclínicas, este cenário é reflexo, em grande parte, de aspectos inerentes ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural dos diferentes países.

“O contínuo aumento global na incidência do câncer de mama se deve a um conjunto de fatores que incluem mudanças no estilo de vida – tais como a epidemia de obesidade, uso de hormônios, menarca precoce/menopausa tardia, menor (e mais tardia) paridade/amamentação, maior consumo de álcool, sedentarismo -, demográficas, relativas ao envelhecimento da população, e, possivelmente, uma maior capacidade dos países ricos de fazerem diagnósticos”, destaca Max Mano  

LANÇAMENTOS

Açaí no sachê

Herbalife Nutrition, lançou o Açaí Proteico. Produto desenvolvido para oferecer ao consumidor brasileiro uma opção de lanche prática e saudável, o produto promete atrair os amantes da fruta, conhecida por ser rica em antioxidantes, mas também o público preocupado com a nutrição e a forma física, por ser uma ótima fonte de energia, fibras e proteína. Informações: https://www.herbalife.com.br/.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.