Caso Miguel: família do garoto e organizações sociais fazem ato por anulação de depoimento de testemunha

Clipping

Organizações sociais e familiares de Miguel Santana, de 5 anos, que morreu após cair de uma altura de 35 metros em um prédio de luxo, no Recife, participaram, nesta quinta-feira (20), de um ato público para pedir a anulação do depoimento de uma testemunha dentro do processo criminal contra a ex-patroa da mãe do garoto, Sari Corte Real, que responde por homicídio culposo.

Segundo os parentes, a ouvida foi feita sem a presença dos representantes legais da família da vítima. O ato ocorreu em frente ao Centro Integrado da Criança e do Adolescente, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife.

A morte do garoto ocorreu no dia 2 de junho de 2020, no Centro da capital. Quando o garoto caiu do 9º andar do edifício, estava sob os cuidados da ex-patroa da mãe dele, a ex-primeira-dama de Tamandaré, Sari Corte Real. A mãe, Mirtes Renata Souza, tinha saído para passear com a cadela dos ex-patrões.

A testemunha que está tendo o depoimento questionado foi convocada pela defesa de Sari Corte Real dentro do processo de homicídio culposo. O pedido para anulação foi protocolado no dia 3 de maio.https://ca802f27a57a6b3b9db2f48ad460e713.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“A gente veio aqui para reforçar o pedido para a anulação da oitiva. Infelizmente o judiciário não deu nenhuma resposta sobre o nosso pedido e hoje [quinta] a gente veio para reforçar essa solicitação”, destacou a mãe de Miguel, a ex-empregada doméstica Mirtes Souza.

A mãe de Miguel cobrou uma resposta da 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital.

“Eles ouviram uma testemunha sem a presença do meu advogado, colocaram errado o endereço de outra testemunha. Estamos aqui em um ato pacífico, pedindo uma resposta. Se vocês vão aceitar esse tumulto no processo do meu filho, esse absurdo que vem acontecendo”, declarou Mirtes.

Emocionado, o pai de Miguel, o carpinteiro Paulo Inocêncio da Silva, pediu por justiça. “Continuamos sofrendo: É uma dor que não passa. Toda vez que a gente fala em Miguel machuca mais ainda. A gente quer justiça”, disse.

Outra crítica da família foi a lentidão no andamento do processo. A morte de Miguel completa um ano no dia 2 de junho e, atualmente, está em fase de instrução e julgamento.

De acordo com a advogada Maria Clara D’Ávila, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), assistente de acusação no processo, a demora no andamento do processo preocupa.

“O ideal é que seja o mais rápido possível porque a memória está mais fresca e os depoimentos mais fidedignos. Quanto mais célere, melhor para o processo”, observou.

G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e com a defesa da ex-patroa, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Caso Miguel

Miguel Otávio de Santana, de 5 anos, morreu no dia 2 de junho de 2020 ao cair do nono andar de um condomínio de luxo no bairro de São José, no Centro do Recife. A mãe dele, a ex-doméstica Mirtes Renata Santana de Souza, saiu para passear com a cadela dos patrões e o menino ficou sob os cuidados de Sari Corte Real.

Como está aquele caso: menino Miguel, morto ao cair de prédio de luxo no Recife

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento que o menino entrou no elevador de serviço e a empregadora da mãe apertou o botão do elevador e deixou que ele subisse sozinho. Miguel caiu do 9º andar do prédio e morreu.

No mesmo dia, Sari foi levada para a delegacia e chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil para responder ao processo em liberdade. Depois de um mês da morte da criança, a Polícia Civil indiciou Sari por abandono de incapaz que resultou em morte. Em julho de 2020 Sari virou ré pela morte de Miguel. 

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.