Academias de Ciências e Medicina de Pernambuco desaconselham realização do Carnaval 2022

Clipping

Uma das grandes questões que permeiam o cotidiano do pernambucano nos últimos meses é a realização do Carnaval 2022. O cancelamento da folia por algumas cidades e o aumento de casos da Covid-19 em países que flexibilizaram antes do Brasil nos apresenta um cenário negativo para a autorização.

De acordo com as Academias Pernambucana de Ciências (APC) e de Medicina (APM), a realização do Carnaval em 2022 colocaria em risco a população com uma grande exposição ao vírus. Em nota divulgada nesta quinta-feira (25), as academias desaconselharam a realização de festas de fim de ano e Carnaval próximas

“A gente está acostumado a achar que duzentos está melhor do que trezentos óbitos, mas o que eu estou aqui dizendo é que ainda inaceitável, a gente não pode se tranquilizar até quando tivermos zero óbitos”, comentou o presidente da APM e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Hildo Azevedo. 

De acordo com Azevedo, além de enfrentar riscos com aglomerações de pessoas já imunizadas no Brasil, o Carnaval é realizado em um momento em que o País recebe muitas visitas que podem estar não vacinadas contra a Covid-19 e transmitindo com maior eficiência o vírus até variantes. “Os não vacinados são aqueles mesmos que pretendem fugir do inverno europeu e invadir o Brasil e países tropicais em busca de clima de praia e, eventualmente, encontrariam o Carnaval”, informou. 

Na nota, as academias expuseram dados sobre as flexibilizações em países europeus, inclusive países com uma taxa de imunização maior do que se tem no Brasil. “O que está acontecendo na Europa é uma prévia do que poderá acontecer no Brasil em 2022, visto que o risco atual no Brasil é superior, por exemplo, ao da Espanha quando iniciou o relaxamento das medidas restritivas com taxa de vacinação superior à nossa”, informa o documento. 

Azevedo informou que o grupo leva em consideração a importância do evento, mas que a divulgação das previsões para o que pode acontecer caso ocorra Carnaval deve chegar à população. “Escrevemos essa nota no sentido de não só de alertar a população, mas também poder ajudar as autoridades no sentido de para que possam balizar essa tomada de decisão, que eu entendo que difícil, mas nós fazemos isso pro bem da humanidade para o bem da sociedade brasileira”. 

O RISCO DO CARNAVAL

Nota das Academias Pernambucana de Ciências (APC) e de Medicina (APM)

Nos últimos dias, a Europa vem tendo uma média diária de 250 a 300 mil novos casos de COVID-19 e de 3500 a 4300 óbitos por dia, decorrentes da doença. Com efeito, a média móvel dos últimos 7 dias (MM-7) de casos confirmados no Reino Unido aumentou 11 vezes desde 1º de junho até 21/11/2021. Na Alemanha, o aumento foi até maior atingindo 17 vezes. Estamos realmente em uma quinta onda da pandemia varrendo o velho continente. Vários países como Reino Unido, Alemanha, França, Áustria, Holanda e Dinamarca estão retomando o uso de fortes restrições sanitárias.

O aumento de casos na Europa se deve ao relaxamento das medidas restritivas, principalmente, concernentes ao não uso de máscaras e a permissão de aglomerações (campeonato Europeu, por exemplo) além da reduzida vacinação em alguns países como a Rússia. O que está acontecendo na Europa é uma prévia do que poderá acontecer no Brasil em 2022, visto que o risco atual no Brasil é superior, por exemplo, ao da Espanha quando iniciou o relaxamento das medidas restritivas com taxa de vacinação superior à nossa.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.