Boate Kiss: mulher de réu diz que instalação de espuma inflamável foi indicação de engenheiro

Clipping

júri da tragédia da Boate Kiss chegou, nesta segunda-feira (6), ao sexto dia de depoimentos. Uma das testemunhas de defesa, Nathália Daronch, afirmou que a instalação de espuma no palco da casa noturna foi indicada por um engenheiro. Ela é mulher de Elissandro Spohr, conhecido como Kiko.

A investigação do incêndio, que causou a morte de 242 pessoas em janeiro de 2013, concluiu que o material era tóxico e inflamável.

Foi utilizada uma espuma que foi indicada. Depois do acontecido o Kiko ficou muito chateado, porque foi dito que ele tirou as espumas da cabeça dele, e eu me recordo muito bem que não foi, que foi uma indicação, que ele estava amparado por um engenheiro”, disse Nathália.

Na última quinta-feira, o engenheiro Miguel Ângelo Teixeira Pedroso havia dito que a espuma era “desnecessária” para a acústica da boate e que a indicação de instalação do material é “coisa de leigo”.

Ainda segundo Nathália, a banda Gurizada Fandangueira não solicitou autorização a Kiko para usar artefatos pirotécnicos durante o show, o que é apontado como a causa do início do incêndio:

“Se houvesse sido solicitado o uso de pirotecnia com certeza teria sido negado”, explicou Nathália.

Nathália relatou que estava longe do palco quando o incêndio começou e que achou que a confusão, iniciada quando o público tentava fugir, havia sido provocada por uma briga. Ainda segundo ela, Kiko estava do lado de fora e tentou ajudar as vítimas e os bombeiros.

Também foi ouvido nesta segunda-feira (6) o empresário Stenio Rodrigues Fernandes, de 30 anos. À época promotor de eventos, ele tratava direto com Kiko questões como o acerto de ingressos para festas universitárias.

Sobre os artefatos pirotécnicos, ele disse que se lembra de ter visto a banda utilizá-los em outra casa notura, uma semana antes. No dia da tragédia, ele saiu da casa noturna minutos antes do incêndio começar:

“Alguma coisa me tirou de lá”, disse o jovem.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.