Bolsonaro derrete, Moro não decola e Lula segue líder: leia as pesquisas eleitorais da semana

Clipping

A divulgação de três pesquisas eleitorais agitou a semana da corrida pela disputa da Presidência da República em 2022. Os levantamentos feitos por Paraná PesquisasPoderData e Ipespe apontam a consolidação de Lula na dianteira e a tendência de queda do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os estudos mostram que o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro (Podemos) ainda disputa a terceira colocação com Ciro Gomes (PDT). O resultado indica, contudo, que os dois seguem consideravelmente distantes de Lula e Bolsonaro na preferência do eleitorado.

::: Lula dispara, ultrapassa Bolsonaro e venceria em todos os cenários, aponta Paraná Pesquisas :::

Na segunda-feira (22), o Paraná Pesquisas, único instituto que ainda mostrava Lula em situação de empate técnico com Bolsonaro, divulgou novo estudo com o petista à frente do atual mandatário, com mais de 5 pontos percentuais de vantagem. O petista varia de 34,9% a 35,8% e Bolsonaro, de 29,2% a 30,1%.

O estudo anterior, realizado em junho, mostrava a tendência de crescimento de Lula, mas não havia captado a ultrapassagem do petista em relação a Bolsonaro, detectada posteriormente por DataFolha, PoderData e Ipec. Em junho, Lula marcava 34,6% e o atual presidente, 36,9%. Moro, testado pela primeira vez pelo Paraná Pesquisas, teve 10,7%.

A tendência foi confirmada pelos novos resultados divulgados pelo PoderData na quinta-feira (25) e pelo Ipespe nesta sexta-feira (26). A divisão de estudos do Poder360 mostrou estabilidade em relação ao levantamento feito no final de outubro, com Lula entre 34% e 36% e Bolsonaro, 27% a 30%.

::: Marcelo Freixo lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro :::

Há um mês, Moro variava de 7% a 8%. Desde então, o ex-juiz filiou-se ao Podemos, fez um ato de campanha em Brasília e teve intensa cobertura dos principais veículos de imprensa.

A estratégia, contudo, ainda não deu resultados. O PoderData mostra, agora, que ele segue estacionado com 8% em qualquer cenário, ainda empatado tecnicamente com Ciro (7% a 9%).

Na pesquisa do Ipespe, nenhum candidato variou acima da margem de erro (3,2 pontos percentuais). Moro oscilou três pontos positivamente, de 8% para 11%, e Bolsonaro, negativamente, de 28% para 25%.

No segundo turno, dois dos três levantamentos apontaram que o lava-jatista é o candidato que mais se aproxima de Lula. A vitória do petista sobre Moro é por 51% a 34%, segundo o Ipespe, e por 48% a 31%, de acordo com o PoderData.

::: Lula será candidato em 2022, diz vice-presidente do PT: “Ele vem com sangue no olho” :::

O estudo do Paraná Pesquisas, por sua vez, diz que Moro perderia para Lula no segundo turno por uma distância mais larga do que perderia Bolsonaro. O integrante do Podemos tem 29,8% contra 40,7% do petista. Bolsonaro, por sua vez, tem 33,7% diante de 39,3% de Lula.

Leia a metodologia e acesse a íntegra das pesquisas:

Paraná Pesquisas |  A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de novembro de 2021 pelo Paraná Pesquisas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados presencialmente em 164 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 2.020 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui.

PoderData |    A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pelo PoderData. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados por telefone em 459 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 2.500 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui.

Ipespe | A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pelo Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados presencialmente em 164 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 1.000 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui. Para acessar a íntegra, clique aqui.

Reprovação de Bolsonaro é recorde |  O derretimento de Bolsonaro também foi captado pela mesma pesquisa do PoderData. O estudo mostra que a parcela da população que considera o trabalho do presidente “ótimo” ou “bom” foi à mínima histórica e chegou a 22%. A oscilação negativa foi de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento realizado 15 dias antes. Os números da avaliação do trabalho de Bolsonaro colocam o presidente em seu pior saldo desde abril de 2020, quando começou a série histórica do PoderData. A diferença entre os que acham o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom” e “ruim” ou “péssimo” é agora de 35 pontos percentuais. Na última rodada, era de 33.

Fonte: Magno Martins

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.