Brasil bate recorde de consumo de vinho em ano de pandemia

Clipping

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média, foram 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%.


É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados das empresas de pesquisa Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo.
O resultado mostra que ao todo foram 501 milhões de litros, contra 383 milhões no ano anterior, um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou apenas atrás da Argentina.
Dos 83 milhões de consumidores de vinho no país, 46% tomam a bebida pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

Vinhos preferidos dos brasileiros

O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O branco fica em segundo lugar, com 25%. Já o vinho do tipo rosé está em terceiro lugar na preferência nacional, com 20% do total.
No caso do vinho tinto, o tipo preferido dos brasileiros é o de uva Malbec, originária da França, e com quase 59% do plantio mundial. Na sequência, seguem os tipos Cabernet Sauvignon e Merlot, respectivamente.
Quanto aos vinhos do tipo branco, a primeira opção é a do tipo Chardonnay, mais conhecida como a “Rainha das uvas brancas”. As uvas do tipo Sauvignon Blanc e Moscato, seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.                                                 
Aproximadamente 59% dos consumidores de vinhos no país têm mais de 35 anos. Além disso, 30% deles utilizam os canais digitais, como portais ou lojas on-line para comprar o produto.
Os brasileiros também podem ser considerados consumidores abertos a novas experiências, já que mais de 70% estão dispostos a provar novos tipos de vinhos, não ficando presos apenas a uma marca ou subtipo de uva.


Vinhos nacionais ou importados

Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi um dos principais fatores que contribuíram para a queda no consumo dos importados, em comparação com o ano anterior.
Mais de 42% de todos os vinhos importados vem do Chile. Seguido por vinhos vindos da Argentina e Portugal, com 16% e 15%, respectivamente.
O estado brasileiro que mais importou vinho foi Santa Catarina, com 30%, seguido por São Paulo em segundo e Espírito Santo em terceiro.


Cenário mundial do consumo de vinho

O vinho mais vendido do mundo é o da marca Barefoot, dos Estados Unidos. O segundo é o chileno Concha y Toro. A marca Gallo, também norte-americana, segue na terceira posição.
Os Estados Unidos é o país que mais consome vinho do mundo. São mais de 33 milhões de hectolitros (equivale a 100 litros) por ano, o que representa 13% do consumo mundial. França e Itália seguem na segunda e terceira posições, respectivamente. Levando em consideração o consumo per capita, a ordem muda, com a França na liderança, seguida por Portugal na segunda posição.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.