Brasil pede flexibilização de exigências internacionais de saúde para caminhoneiros

Clipping

O governo federal pediu à Argentina, ao Chile e ao Peru que flexibilizassem as exigências sanitárias para que os caminhoneiros brasileiros entrem nesses países, após advertências das transportadoras de que as medidas contra a Covid-19 podem causar um “colapso” nas fronteiras, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (16).

Os vizinhos do Brasil impuseram esta semana novas medidas sanitárias para o transporte terrestre nacional, como a apresentação de teste RT-PCR negativo por caminhoneiros não residentes.

O Itamaraty realizou gestões junto a seus pares da Argentina, Chile e Peru “para solicitar prorrogação do prazo para cumprimento das medidas pelos transportistas brasileiros”, anunciou em um comunicado.

O Chile concordou em flexibilizar o prazo de realização dos exames, segundo o ministério, que propôs adotar “o modelo observado atualmente pelo Uruguai, que determina a realização de testes PCR em caminhoneiros no lado uruguaio da fronteira, com custos pagos pelo importador e sem necessidade de espera do resultado”.

De acordo com o Itamaraty, os transportadores brasileiros “vêm relatando dificuldades de cumprimento das medidas, em razão de alegada inexistência de infraestrutura para realização de PCR na fronteira do país ou ao longo da rota internacional”.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), maior associação comercial de transporte rodoviário de carga do Brasil, afirmou entender a importância das medidas para controlar a disseminação do coronavírus, mas alertou para seu impacto negativo.

“Esse tipo de exigência pode causar um colapso nas fronteiras, um desabastecimento nos países, além de evidentemente de aumento de custos logísticos relacionado ao valor dos testes e também aos tempo ociosos dos motoristas esperando os resultados nas fronteiras”, disse Danilo Guedes, vice-presidente de transporte internacional da entidade.

O Brasil vive há semanas uma intensificação da pandemia, marcada pela presença da variante P1, detectada pela primeira vez na região amazônica. Com mais de 360 mil mortes e 13,7 milhões de casos, o país ocupa o segundo lugar no mundo em números absolutos de mortes, superado apenas pelos Estados Unidos.

As exportações brasileiras por via terrestre para o Chile e Argentina somaram 5,7 bilhões de dólares em 2020. Diariamente, uma média de 700 veículos brasileiros atravessam a fronteira em direção a esses dois países.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.