Brasil ultrapassa a marca de 500 mil mortes pela Covid-19

Clipping

Um ano e três meses após o primeiro registro de morte pelo novo coronavírus no Brasil, o país atingiu a marca de 500 mil mortos pela Covid-19. Segundo dados do consórcio de veículos da imprensa, o Brasil confirmou mais 1.401 novos óbitos de sexta (18/6) para sábado (19/6) e com isso ultrapassou a triste marca de meio milhão de vidas perdidas para a doença. 

Desde o início da pandemia, o país soma 500.022 mortes por Covid-19. Além disso, os dados do consórcio formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, registrou mais 20.483 novos diagnósticos positivos para Covid-19. No total, mais de 17,8 milhões de pessoas já se infectaram.
Os dados oficias do Ministério da Saúde só são divulgados no final da tarde, mas também devem confirmar a trágica marca de 500 mil mortes. Isso porque a média móvel de óbitos do país é de 2.038 mortes e o país precisa de registrar 1.501 vidas perdidas neste sábado (19) para superar a marca.  A marca fúnebre de meio milhão de mortos  estimulou diversas personalidades políticas a se manifestarem nas redes sociais. Entre elas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que mostrou sua indignação através da sua conta oficial no Twitter.   https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-0&features=eyJ0ZndfZXhwZXJpbWVudHNfY29va2llX2V4cGlyYXRpb24iOnsiYnVja2V0IjoxMjA5NjAwLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfSwidGZ3X2hvcml6b25fdHdlZXRfZW1iZWRfOTU1NSI6eyJidWNrZXQiOiJodGUiLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfSwidGZ3X3R3ZWV0X2VtYmVkX2NsaWNrYWJpbGl0eV8xMjEwMiI6eyJidWNrZXQiOiJjb250cm9sIiwidmVyc2lvbiI6bnVsbH19&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1406354387119837185&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fwww.diariodepernambuco.com.br%2Fnoticia%2Fbrasil%2F2021%2F06%2Fbrasil-ultrapassa-a-marca-de-500-mil-mortes-pela-covid-19.html&sessionId=573b21fa4cc63855187d1dd466285560ab9d49f5&siteScreenName=diariope&theme=light&widgetsVersion=82e1070%3A1619632193066&width=550px

Meio milhão de brasileiros mortos. Nossa solidariedade a todos que perderam um ente querido nessa pandemia. Também toda nossa indignação por sabermos que essa história poderia ser diferente se desde o primeiro dia, o diálogo, a cooperação e o bom senso tivessem escrito as regras.— Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) June 19, 2021

Também pelo Twitter, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, manifestou solidariedade às vítimas da doença. “500 mil vidas perdidas pela pandemia que afeta o nosso Brasil e todo o mundo. Trabalho incansavelmente para vacinar todos os brasileiros no menor tempo possível e mudar esse cenário que nos assola há mais de um ano”, afirmou Queiroga.
“Presto minha solidariedade a cada pai, mãe, amigos e parentes, que perderam seus entes queridos”, completou o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro. 
Até às 16h20, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre a marca de mortes atingida. Neste sábado (19), atos contra o presidente são organizados por todo país.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.