Chile aplica 3ª dose de AstraZeneca nos vacinados com CoronaVac
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo do Chile anunciou que a partir do próximo dia 11, iniciará um programa de “doses de reforço” contra a covid-19, usando a vacina da AstraZeneca para todas as pessoas com mais de 55 anos de idade que já completaram sua imunização com a CoronaVac.
A dose de reforço será aplicada prioritariamente aos idosos e na ordem em que as segundas doses do esquema original foram administradas, priorizando assim com critérios que sigam os da vacinação original.
“Considerando a evolução ao longo do tempo da eficácia das vacinas e o risco colocado pela variante delta e depois de consultar os especialistas, decidimos iniciar um reforço da vacinação”, disse o presidente do Chile, Sebastián Piñera.
Thank you for watching
O anúncio acontece dois dias após o Ministério da Saúde (Minsal) ter publicado os resultados do estudo “Efetividade do Programa de Vacinação contra a SARS-CoV-2”, que mostrou uma diminuição da eficácia das vacinas Coronavac e Pfizer/BioNTech.
O governo espera vacinar cerca de 2 milhões de pessoas com 55 anos ou mais com doses de reforço durante as primeiras quatro semanas deste plano.
“Esperamos que com essa dose de reforço nossos idosos fiquem mais protegidos caso aumente a presença da variante delta ou o aparecimento de outras, como ocorreu nesta pandemia”, disse o ministro da Saúde, Enrique Paris.
As autoridades sanitárias chilenas afirmaram que a medida foi tomada após reuniões com diversos especialistas, incluindo membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão que ontem pediu uma moratória global da terceira dose devido à distribuição desigual de vacinas em todo o mundo.
Com o programa de vacinação original implantado no país há seis meses, até o momento mais de 80% de sua população-alvo – mais de 15 milhões de pessoas dos 19 milhões de habitantes do país – foram vacinadas.
Fonte: Edenevaldo Alves