Chuvas fortes devem voltar a cair na Bahia a partir de domingo, alerta meteorologista

Clipping

Cidades da Bahia podem voltar a ter chuvas fortes a partir de domingo, alerta a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. Onze pessoas já morreram e outras 267 ficaram feridas no estado em decorrência das tempestades neste fim de ano.

Além disso, 6.371 pessoas estão desabrigadas, outras 15.199 desalojadas por causa dos estragos causados pelos temporais no estado. No total, 220.297 pessoas foram atingidas pela chuva e 51 localidades decretaram situação de emergência. O local mais atingido foi justamente o Sul do estado.

De acordo com Pegorim, essa semana deve ser de sol e pancadas de chuvas. A partir de domingo, no entanto, as chuvas fortes e constantes devem retornar especialmente ao sul e centro-oeste do estado. O norte de Minas Gerais e o Espírito Santo também devem ser atingidos.

“A chuva com essa intensidade deve ficar frequente pelo menos até o Natal”, avisa.

A especialista do Climatempo afirma que esse volume de chuva nessa região do país é incomum, mas foi previsto pelos meteorologistas. Ele aconteceu em decorrência ao La Niña. O fenômeno aquece as águas do oceano Pacífico entre a Austrália e a América do Sul e, com isso, muda o padrão de circulação de ventos no Brasil, alterando também o regime de chuvas — aumentando as precipitações no Nordeste e diminuindo no Centro-Sul do país. 

“Passamos esses primeiros dez dias com uma configuração de ventos que forçou uma concentração grande de umidade em cima da Bahia. Tivemos uma combinação de circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera que facilitaram uma grande formação de nuvens carregadas em diversas áreas do estado por vários dias consecutivos, mas de todo o estado, o sul foi a região que teve a maior quantidade de ventos dessas chuvas volumosas”, analisa.

Na região de Salvador, por exemplo, é possível observar uma situação incomum para o mês de dezembro: apesar de tradicionalmente essa ser uma época de pouca chuva na cidade, dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que, em 14 dias, o município registrou 176mm de precipitação. Essa quantidade corresponde ao triplo da média histórica, de 58mm. Além disso, desde 2014 não chove tanto em Salvador.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.