Começa hoje mutirão virtual do Procon DF para renegociação de dívidas

Clipping

Começou hoje (20) o mutirão virtual organizado pelo Procon-DF para a renegociação de dívidas bancárias. A iniciativa vale para os clientes da instituições financeiras Banco de Brasília (BRB), BRBCard, BMG, Santander e Banco do Brasil. Tanto o atendimento especial quanto a renegociação ocorrerão exclusivamente por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Os clientes do BRB, BRBCard, BMG e Santander serão atendidos desta segunda-feira até o dia 24 de setembro. Já os clientes do Banco do Brasil serão atendidos no período de 4 a 8 de outubro. A renegociação, que é somente online, tem vantagem negocial em relação aos valores cobrados nas agências e correspondentes bancários.

De acordo com o órgão, as condições de desconto, que podem chegar até a 90%, irão variar conforme tempo de atraso, pagamento à vista ou parcelado e percentual de entrada.

O Procon informou que, no momento da negociação online, o consumidor será orientado a submeter em sua manifestação na plataforma, além dos dados pessoais obrigatórios exigidos no site, informações que identificam a origem da dívida, a data de vencimento do débito, condições originais para a realização do pagamento, contratos/faturas correlatas e eventuais comprovantes de pagamento.

Confira abaixo as condições de renegociação de cada banco:

Banco de Brasília (BRB)

Poderão ser renegociados os contratos em prejuízo de até R$ 50.000,00.

Taxas e prazos

PeríodoTaxa (% ao mês)Taxa (% ao ano)
1 a 36 meses0,8911,22
37 a 58 meses0,9011,35
59 a 90 meses0,9111,48
91 a 120 meses0,9211,62


Para a renegociação, os descontos poderão ser de até 90% sobre o valor contábil da dívida. As condições de desconto irão variar conforme tempo de atraso, pagamento à vista ou parcelado e percentual de entrada.

BRBCARD: participação de 20 a 24 de setembro de 2021

Poderão ser renegociados contratos com atraso de um a 65 dias (cartão ativo): Parcelamento de Fatura. Nos atrasos acima de 65 dias (cartão cancelado), a modalidade será de renegociação de dívida.

Banco BMG: participação de 20 a 24 de setembro de 2021

Poderão ser renegociados os contratos em dia ou em atraso do cartão de crédito consignado e de empréstimo pessoal. Nos contratos de empréstimo consignado, serão renegociados apenas os contratos em atraso.

Banco Santander: participação de 20 a 24 de setembro de 2021

Para os consumidores que tiverem dívidas com o Banco Santander conta corrente, cheque especial, empréstimos até 180 dias, o banco realizará a renegociação dos contratos, para a maioria dos casos com taxas de até 2%.

Banco do Brasil: participação de 4 a 8 outubro de 2021

Serão contemplados os contratos de cartão, CDC, cheque especial entre outras linhas. Não fazem parte da renegociação, os contratos do Fies e financiamento imobiliário  pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Na negociação a prazo, o desconto será de até 50% na taxa média de juros em comparação às taxas originalmente contratadas e prazo de até 100 meses.

Na negociação à vista, o desconto será de até 90% para liquidação de dívidas (em relação ao saldo devedor atualizado).

Essas condições são restritas ao público selecionado pelo Banco do Brasil e não aplicável para operações com risco ou recursos de terceiros, crédito imobiliário, dentre outras.

Fonte: EBC

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.