Confira como será a retomada das aulas presenciais em universidades públicas de Pernambuco

Clipping

Com o avanço da vacinação anticovid em Pernambuco e a flexibilização das atividades, muitas instituições de ensino já retomaram as aulas presenciais de forma gradual.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as aulas permancem em formato híbrido. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) garante retorno total dos estudantes em 2022.

Confira como fica o retorno presencial das universidades de Pernambuco para 2022:

UFPE


Em 31 de janeiro de 2022, inicia, na universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ano letivo 2021.2. Os estudantes poderão acompanhar as disciplinas da graduação em formato híbrido, a depender da natureza da atividade, que será ofertado em três formatos:

– Com, pelo menos, 70% de atividade presencial (tanto nas disciplinas práticas quanto nas teóricas) e até 30% de carga horária remota assíncrona;

– Excepcionalmente no formato remoto (para os componentes curriculares, excluídas as práticas profissionais);

– Em formato exclusivamente presencial (no caso das práticas profissionais).

O semestre 2021.2 se encerra em 28 de maio de 2022. Já as aulas do semestre 2022.1 estão previstas para iniciarem em 20 de junho de 2022.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também continua funcionando em formato híbrido nos semestres 2021.1, que seguirá até 27 de maio de 2022, e o 2021.2, que vai de 27 de junho a 8 de outubro de 2022, com oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação.

Segunda a UFRPE, a previsão é que o semestre 2022.1, que terá início em 8 de novembro de 2022, seja 100% presencial. As atividades letivas realizadas pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai) poderão ocorrer de forma presencial a partir do dia 1º de março de 2022.

IFPE

O calendário do ano acadêmico de 2022.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) será 100% presencial. O início das aulas variam nos 16 campis no Estado, já que o período escolar de 2021.2 será finalizado ainda no primeiro semestre de 2022 em alguns municípios.

UPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE) decidiram manter o formato híbrido, com no mínimo 60% de presencialidade, na retomada das aulas para o semestre 2021.2, que ocorrerá entre os dias 21 de fevereiro a 11 de junho de 2022.

O índice de 60% será para todos os componentes curriculares (teórico, prático ou teórico-prático) de todos os cursos de graduação presencial.

Univasf

As atividades letivas da graduação na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante os períodos regulares de 2021.1, que iniciou em 24 de novembro de 2021 e será concluído em 21 de abril de 2022, e no período 2021.2, que começará em 16 de maio de 2022 e será finalizado em 13 de setembro de 2022, ocorrerão no formato híbrido, combinando atividades remotas com atividades práticas presenciais.

De acordo com o Conselho Universitário (Conuni), que regulamenta a modalidade de ensino a ser adotada pela Instituição, as atividades prático-presenciais poderão ter início a partir de 24 de janeiro de 2022, mas o módulo remoto já está em vigor durante o período letivo 2021.1.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.