Coronavírus provavelmente já estava nos EUA desde dezembro de 2019, diz estudo

Clipping

Um novo estudo de teste de anticorpos, encontrou mais evidências de que o coronavírus estava presente nos Estados Unidos desde pelo menos dezembro de 2019, semanas antes do primeiro caso confirmado ser anunciado em 21 de janeiro de 2020.

O estudo dos Institutos Nacionais de Saúde analisou 24 mil amostras de sangue armazenadas fornecidas por voluntários de todo o país entre 2 de janeiro e 18 de março de 2020.

Os anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 foram detectados por meio de dois testes sorológicos diferentes em nove amostras de pacientes, de acordo com o trabalho, publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

Os participantes estavam fora dos principais focos em Seattle e Nova York, que são considerados os principais pontos de entrada do vírus nos Estados Unidos.

As primeiras amostras positivas vieram de participantes em Illinois e Massachusetts em 7 e 8 de janeiro de 2020, respectivamente, o que sugere que o vírus estava presente nesses estados no final de dezembro.

“A análise de anticorpos em amostras de sangue nos ajuda a entender melhor a disseminação do SARS-CoV-2 nos Estados Unidos nos primeiros dias da pandemia, quando os testes eram restritos”, disse a principal autora, Keri Althoff, professora associada de Epidemiologia da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins.

A pesquisa se baseia em outra similar publicada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em novembro, que chegou à mesma conclusão. Mas, já que há incerteza em torno dos testes sorológicos, uma confirmação maior aumenta a confiança na descoberta.

Para ajudar a minimizar a chance de falsos positivos, a equipe usou dois testes diferentes em cada amostra, procurando anticorpos que se ligam a diferentes partes do vírus.

Os tipos de anticorpos procurados são chamados de imunoglobulina G, o IgG, que “neutralizam” a capacidade do vírus de invadir as células e não aparecem até duas semanas depois que a pessoa é infectada. Conclui-se assim que os participantes do estudo com esses anticorpos foram expostos ao vírus pelo menos várias semanas antes.

As limitações da pesquisa incluem o baixo número de amostras coletadas em muitos estados, apenas algumas dezenas ou centenas em alguns casos.

Por fim, existe a possibilidade de que os anticorpos detectados por eles tenham se formado contra a infecção de outros coronavírus, como os quatro que causam resfriados.

No entanto, como outra pesquisa mostrou que a “reatividade cruzada” entre esses coronavírus é baixa, a equipe estimou que a probabilidade de as nove amostras serem falsos positivos é de uma em 100 mil.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.