Crise financeira aumenta evasão no EAD, aponta pesquisa

Clipping

Censo da EAD (Educação a Distância), realizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), aponta que neste período de pandemia o número de matrículas na modalidade aumentou em 50%, mas para 70% dos que responderam a pesquisa, o impacto da crise financeira agravou a inadimplência e a evasão escolar.

Para a realização da pesquisa, a associação contou com a participação de 51 instituições de ensino de praticamente todo o país, sendo 78,43% das respondentes pertencentes ao setor privado e 21,57%, ao setor público. Além de instituições de ensino superior, participaram da pesquisa escolas de ensino fundamental e médio. 

Para Betina Von Staa, coordenadora da pesquisa, o estudo possui duas vertentes. A primeira é a avaliação positiva da modalidade.  O EAD oferece qualidade e condições de flexibilidade ao estudante, permitindo o aprendizado colaborativo e tecnológico”, explica. “A metodologia de ensino a distância tem avançado bem nos últimos anos no Brasil, principalmente para os cursos do ensino superior, oferecendo atendimento personalizado como a aproximação entre aluno e professor (ensino-aprendizagem) e isso tem tido resultados satisfatórios”, diz.

O segundo ponto apontado pela coordenadora da pesquisa, no entanto, é negativo e diz respeito ao índice do abandono escolar, seguido pelo aumento das taxas de inadimplência. Segundo Betina, este fato se deve a crise econômica. “Nós já tínhamos um problema de evasão escolar, mas que acentuou nesta pandemia. Alunos que não se adaptam às novas ferramentas digitais ou que não se identificam com o curso escolhido já abandonavam a modalidade antes”. Para ela, no atual momento, “estudantes em ascensão profissional e a redução salarial ofertada contribuem para os índices de desistência”.

Dados do censo indicam que para 21,6% das instituições que participaram do levantamento, a inadimplência aumentou 50%. A taxa de evasão nos cursos de ensino a distância aumentou em até 50% em 27,5 instituições.

O estudo informa que para mais de 70% a crise econômica é a responsável pela evasão escolar e pedidos de descontos. Outros 47,1% atribuem à dificuldade dos alunos de se adaptar ao ensino remoto emergencial.

Ela ainda explica que enquanto houver pedidos de desconto pelos estudantes é sinal de interesse aos estudos, “cabe às instituições de ensino, de acordo com os protocolos internos, a negociação, a análise para prorrogação de pagamento ou recursos de financiamento estudantil ao aluno, para de evitar o abandono escolar”, finaliza a coordenadora.

O estudo ainda mostrou que 34% das instituições de ensino viram um aumento significativo no número de matrículas dos cursos a distância e que a procura pela modalidade aumentou em até 50% durante a pandemia do novo coronavírus.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.