Dez estados brasileiros voltaram às aulas presenciais

Clipping

Até o momento, dez estados brasileiros retomaram as atividades presenciais e autorizaram os municípios a fazer mesmo. Nesse mesmo direcionamento, o Distrito Federal e outros nove estados se preparam para o retorno até 17 de agosto.

No DF, a primeira segunda-feira (2) de agosto é a data marcada para a retomada. O retorno será híbrido, as turmas serão divididas em dois grupos que intercalarão indo para a escola semana sim, semana não. Questionada sobre como se daria mais detalhadamente esse retorno, a Secretaria de Educação (SEDF) informou que divulgará em breve.
De toda forma, os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades em saúde devem ser seguidos: higienização diária dos ambientes, distanciamento entre os alunos, uso de máscaras e álcool em gel, aferição de temperatura, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, entre outras regras.


Decisão Regional

Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em reunião no último dia 20, chegaram ao consenso de que a decisão, pela volta às aulas ou não, deve ser local. De acordo com o presidente do Consed Vitor Angelo, medidas que abranjam todo o país não devem ser tomadas. “O enfrentamento da pandemia não foi coordenado nacionalmente e, também, tendo em vista que a situação da pandemia é diferente de um estado para o outro”, conta.


Angelo reforça que o retorno deverá ser tomado do ponto de vista sanitário, a partir de uma avaliação regional feita por cada secretário de estado de saúde e de educação.
O Ministro da Educação Nilton Ribeiro, fez pronunciamento na televisão na noite de terça-feira (20), defendendo o retorno às aulas presenciais. Durante a fala, o ministro apresentou dados de estudos internacionais que comprovam que as escolas fechadas aumentaram a evasão além de gerar perdas de aprendizado. “O retorno às aulas presenciais é uma necessidade urgente”, disse. Ainda de acordo com Ribeiro, o governo estabeleceu protocolos que garantirão uma volta segura às atividades letivas presenciais.


O que pensa o setorDe acordo com a diretora pedagógica da rede Red Balloon — escola de inglês, atividades artísticas, culinária, teatro e música — Ruymara Almeida, além dos protocolos de segurança, as escolas que optarem por aulas presenciais também devem priorizar práticas pedagógicas com foco em cuidados socioemocionais.
Para a especialista, é natural que muitos estudantes ainda se sintam inseguros, desconfortáveis ou tenham alguma resistência ao retornar às aulas depois de tantas mudanças e incertezas.


Diante disso, a advogada, Mérces da Silva Nunes acredita que pais não podem ser obrigados a mandarem os filhos para a escola em meio à pandemia. Tendo em vista justamente a preocupação dos pais e a insegurança emocional dos filhos. “O ensino no país e legalmente realizado na modalidade presencial, mas ainda e muito precoce qualquer decisão das autoridades no sentido de tornar obrigatório o comparecimento dos alunos”, diz a especialista. Ela defende que “o retorno às aulas presenciais se dê em regime híbrido (semana presencial e semana online).

O receio das famílias e pertinente, porque não e possível garantir que os protocolos de segurança sejam implementados e rigorosamente cumpridos”.
Vacinação para menores de 18

Diante das movimentações para a volta às aulas surge a preocupação com a disponibilidade de vacinas para menores de 18 anos de idade.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) autorizou a aplicação do imunizante da farmacêutica Pfizer para a população com idade entre 12 e 17 anos. Em território chinês, a Coronavac é aplicada em crianças a partir dos três anos de idade. O Instituto Butantan está aguardando a chegada de estudos, realizados na Ásia, para pedir à Anvisa que autorize a aplicação do imunizante em crianças e adolescentes.


Por enquanto, apenas Espírito Santo, Mato grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Sul estão realizando a vacinação, com a pfizer, em adolescentes a partir de 12 anos que tenham comorbidades. Os outros estados aguardam parecer oficial de autorização por parte do Ministério da Saúde além da chegada de novas remessas de vacinas. O Ministério da Saúde sinaliza que vai autorizar, mas ainda não deu um posicionamento.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.