Disléxicos enfrentam ainda mais dificuldade no aprendizado com as limitações da pandemia

Clipping

Sofia tem 9 anos e quer aprender a ler e escrever. Um objetivo que teve de ser adiado em decorrência da pandemia de Covid-19. Sofia tem acesso a bons colégios em Teresina (PI) desde os cinco anos, mas ainda assim não consegue codificar e decodificar as letras devido à dislexia.

O transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica atinge de 5% a 17% da população mundial, de acordo com a Associação Internacional da Dislexia.

“Na fase de alfabetização, ela começou a notar a evolução dos colegas e se sentia mal. Sofia passou a me perguntar ‘por que eu sou diferente dos outros?‘. Com o tempo, isso gerou ansiedade nela. Ela não podia ver as letras que ficava mal”, revela Juliany Orengo, mãe da aluna.

Diante da dificuldade de aprendizado, a aversão é um comportamento comum. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o aluno com o transtorno, principalmente durante a alfabetização, tende a evitar ou a reduzir sua experiência de leitura, atitude que interfere no enriquecimento do vocabulário e na aquisição de novos conhecimentos em geral.

Segundo Luiz Gustavo Varejão Simi, psicólogo e coordenador de projetos da Associação Brasileira de Dislexia, um dos métodos mais indicados para a alfabetização de crianças disléxicas é o fônico, que é baseado no reconhecimento do fonema (som) de cada letra – processo que foi impactado pela transferência do ensino presencial ao remoto durante a pandemia de Covid-19.

“No momento da alfabetização as crianças precisam das pistas dos órgãos fonoarticulatórios. Por esta razão, se faz necessária a retirada da máscara e do acompanhamento próximo e presencial em prol do sucesso da alfabetização com correções, estimulações e com apresentações de modelos a serem seguidos”, explica Simi.

Além do mais, os educadores enfrentam outros desafios, que já estavam presentes no ensino presencial, mas que se agravaram com a transferência para o meio digital. São eles: manter a atenção e interesse das crianças, acompanhar a escrita e seus erros e a realização de avaliações on-line.

Na ausência do professor, os pais se tornam encarregados de mais essa tarefa. Infelizmente, nem sempre eles estão disponíveis o tempo todo. Foi o que aconteceu com Juliany, mãe de Sofia.

Ela trabalha como assessora jurídica na companhia de águas do Piauí e, mesmo durante os períodos mais rígidos da pandemia, teve que trabalhar de forma presencial.

]Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.