Durante a luta contra o câncer de mama, o acolhimento é essencial
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. A data foi criada na década de 90 para estimular campanhas sobre a temática em todo o mundo. Assim, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa doença que acomete a mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Para entender melhor, o INCA explica que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há diversos tipos de tratamentos, inclusive a mastectomia, que consiste na retirada da mama juntamente com o tumor, e a equipe médica realiza a reconstrução mamária.
A fisioterapeuta Maria do Carmo, de 33 anos, conta que atende mulheres diagnosticadas com câncer e que nesse trabalho com essas pacientes não estimula apenas o corpo, mas a mente, pois é uma parte importante no processo de recuperação. Maria do Carmo atua no Espaço Fisioterapia em Saúde, no bairro de Boa Viagem, juntamente com Elizama Xavier há oito anos com pacientes oncológicos. A fisioterapeuta Elizama também realiza um trabalho na ala de pós-operatório no Hospital do Câncer de Pernambuco.
“Eu e Elizama temos um trabalho muito além do toque terapêutico. Nosso trabalho também é o olho no olho, é o abraçar, é o acolher, é o amor que sai do peito da gente e se encaixa no coração da paciente”, pontuou Maria do Carmo.
Uma de suas pacientes é Edecil Rebouças, de 56 anos, mais conhecida como Dudinha. As fisioterapeutas relataram que o alto astral dela é contagiante na clínica. Essa postura anima todo o ambiente e traz um fôlego para outras mulheres que aguardam a sua sessão juntamente com a paciente animada.
Fonte: Folha-PE