Escolas municipais do Recife e estaduais retomam aulas presenciais nesta quinta-feira (22)

Clipping

Escolas estaduais e municipais do Recife retomam as aulas presenciais, nesta quinta-feira (22). Estudantes terão atividades no formato híbrido, com encontros presenciais e remotos, através de plataformas online.

Na rede estadual, os estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino começam o segundo semestre letivo após o recesso escolar, que acaba nesta quarta-feira (21). Os alunos haviam retornado às atividades presenciais em abril, após um período de suspensão por causa do avanço da pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) destaca que as escolas da rede mantêm os protocolos de segurança contra a Covid-19.

As aulas remotas também serão retomadas pelo Educa-PE, com o suporte do programa Conecta Aí, que disponibiliza pacotes de dados móveis para quem não possui internet. As 1.055 unidades de ensino de todo o Estado estão “prontas e seguras”, de acordo com o governo, para receber os cerca de 580 mil estudantes.

Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença.

“É importante destacar que todas as escolas seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação”, informou a SEE, por meio de nota.

Na rede municipal do Recife, as aulas presenciais em escolas e creches irão retornar após 16 meses de suspensão. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, não há encontros nos espaços físicos das instituições.

De acordo com a Secretaria de Educação do Recife, a volta às atividades nas escolas e creches será feita de forma escalonada e o ensino híbrido permanece, em esquema de rodízio.

Nesta quinta-feira, retornam as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Na próxima terça-feira (27), a retomada contemplará as turmas do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Em 3 de agosto, será a vez dos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Infantil, com estudantes de creche e pré-escola.

A rede municipal do Recife tem 92 mil estudantes e 321 unidades de ensino.

Durante a preparação para esse retorno presencial, foram feitas diversas ações, como acolhida dos profissionais, orientações sobre o protocolo sanitário, preparação final do ambiente escolar e elaboração dos planos de aulas ajustados.

Um protocolo sanitário foi elaborado para o retorno das atividades. Entre as principais medidas previstas no documento estão o uso obrigatório de máscaras; a aferição de temperatura na entrada das escolas; o distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes, incluindo a sala de aula; e higienização das mãos. Caberá aos pais ou responsáveis dos estudantes, a decisão sobre a volta às atividades presenciais.

Fonte: Finfa

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.