Escolas passam a não precisar de distanciamento mínimo entre bancas a partir desta terça (16)

Clipping

Novas medidas nas escolas de ensino básico em Pernambuco entraram em vigor a partir desta terça-feira (16), tanto nas unidades da rede pública como na rede privada. Entre as novidades, não será mais exigido o distanciamento social de um metro entre as bancas dos alunos nas salas de aula.

Assim, será extinto o rodízio que estava funcionando entre os estudantes. Além disso, a aferição da temperatura na entrada das unidades também não será mais necessária. A medida também é válida para o Ensino Superior em Pernambuco. No entanto, as universidades federais podem seguir as determinações do Ministério da Educação (MEC)

Os cuidados com a pandemia, como o uso de máscara e a higienização das mãos, continuam necessários nos ambientes.
 Sala de aula

De acordo com Karla Figueiredo, gestora da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, na Zona Norte do Recife, agora 100% dos estudantes estão no horário integral na escola. “Antes tínhamos 30 estudantes em cada sala. Agora, conseguimos manter os 45 alunos na sala simultaneamente.  Isso é permitido tendo em vista que a vacinação está avançando e os casos de Covid estão diminuindo”, explicou a gestora.

Antes, com a obrigatoriedade do distanciamento entre os estudantes, era necessário fazer rodízio. Ou seja, os alunos se revezavam na ida presencial à escola. Quando não estavam presencialmente, ficavam no ensino remoto.

Professor do Erem Ageu Magalhães, Jobson Melo disse que os alunos estão se readaptando. “A possibilidade do ensino presencial facilita o trabalho e o tempo que aprendizagem se torna maior. Todos ficam um pouco apreensivos a cada etapa de flexibilização, mas estamos seguindo todos os protocolos sanitários”, disse Melo.

Aluna do 2º ano do Erem, Witória Maria Ribeiro, de 17 anos, gostou das novas liberações. “Era uma expectativa de todo mundo. A socialização e a interação com o professor é melhor no presencial. Passei um ano no ensino remoto e agora volto integralmente para o presencial”, contou a estudante.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.