Fiocruz ajuda mães de crianças com necessidades especiais

Clipping

Os 21 anos do Projeto Novos Caminhos, comemorados este ano, mostram a preocupação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), de cuidar das mães de crianças especiais atendidas pela instituição. “Cuidar de quem cuida” é a proposta do trabalho.

Regina Almeida, uma das responsáveis atualmente pelo projeto, disse à Agência Brasil que o objetivo principal é dar condições às mães com crianças especiais de aprenderem artesanato e conquistar uma forma de ter renda para a família. O projeto constitui também apoio terapêutico para as mães que acompanham os filhos internados e aquelas cujos filhos vão para casa, mas continuam precisando de atenção especial.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto não teve condições de dar aulas presenciais e proporcionou às mães aulas no formato online, pelo Youtube e Facebook. “A gente disponibilizou um kit para as aulas”. No momento, o IFF/Fiocruz já retomou as aulas presenciais, que são dadas às segundas e quintas-feiras, embora com um número reduzido de alunos, para evitar aglomerações e seguindo todas as regras sanitárias, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e distanciamento. Algumas professoras com idade avançada ainda não retornaram ao IFF, explicou Regina.

Doações

O Projeto Novos Caminhos recebe doações de fraldas descartáveis, leite em pó, material de higiene pessoal, “porque às vezes muitas mães têm de internar os filhos e vêm despreparadas, sem nada”, material de higiene da criança. São aceitas também roupas e material de artesanato. Regina comentou que outro tipo de doação é feita pelas “madrinhas” que “adotam” um afilhado e têm responsabilidade mensal com doações fixas de fraldas, leite em pó, sondas. “Ajudam famílias cujas crianças especiais já estão em casa. É um programa de amadrinhamento”, classificou Regina.

Quem quiser doar para o projeto pode entregar os produtos na recepção do IFF, na Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo, zona sul do Rio, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mencionando que é para o Novos Caminhos. Pode entrar ainda em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 21-25541769.

As crianças consideradas com necessidades especiais de saúde são denominadas “crianes”. Essas necessidades podem incluir o uso de medicação específica e contínua, equipamentos de auxílio à respiração, alimentação não oral, entre outras.

Tempo de luto

A coordenadora do projeto até 2019, Laura Santos, atualmente voluntária, disse que, ao nascer uma criança especial, todo o universo conhecido da mãe se modifica. “Percebemos que na primeira descoberta das limitações da criança, essa mãe vê todo o seu mundo conhecido desmoronar”. Acrescentou que o nascimento do filho sonhado e idealizado, após o primeiro diagnóstico, se transforma em tempo de luto. “Esse é o momento em que a mãe precisa conviver com a nova realidade”. O momento de frustração se agrava para as mães porque, muitas vezes, vem acompanhado pela perda do companheiro, disse Laura.

A realidade hospitalar, até então desconhecida, passa a fazer parte da rotina dessas mães. O Projeto Novos caminhos busca acolher essas mulheres, mostrando que são capazes de realizar coisas belas e novas. “Enquanto bordamos um pano, costuramos a vida e vamos fechando as feridas. Um café quente aquece o coração. Boas palavras mudam toda uma visão. Para tudo na vida há um recomeço, um novo caminho. Cuidar de quem cuida, essa é a nossa missão”, destacou Laura.

Comercialização

Regina Almeida acrescentou que, após a conclusão dos cursos, as mães têm a oportunidade de serem inseridas no programa “Iniciativa ao Trabalho”, podendo receber uma bolsa de incentivo, como resultado da parceria entre o Projeto Novos Caminhos e o Amigos do Figueira, que apoia a comercialização dos produtos. A renda é revertida para as famílias das artesãs e para a continuidade e implementação de novos cursos. O projeto também aceita encomendas de trabalhos manuais.

Fonte: AB

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.