Governo de Pernambuco concede o selo Safe Travels ao Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A capital pernambucana é a primeira cidade do Estado a receber o selo internacional Safe Travels, concedido pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. A cerimônia de entrega do título foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), pelo secretário Rodrigo Novaes, que entregou ao prefeito do Recife, João Campos, e à secretária de Turismo, Cacau de Paula, o documento oficial.
Desde novembro de 2020, o Estado conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC), sendo considerado destino seguro e estando habilitado para entregar a comenda a empresas e profissionais de turismo e também a municípios. Isso se deu graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o turismo local e do lançamento do Selo Turismo Seguro, desenvolvido pela Setur-PE e a Empetur.
“Durante a pandemia, o Governo do Estado trabalhou na elaboração de protocolos que pudessem dar segurança à população e aos turistas. Foi criado o Selo Turismo Seguro, posteriormente referendado pelo WTTC, que nos concedeu o Safe Travels e nos tornou embaixadores do selo internacional. Isso é algo muito importante porque transmite para os visitantes e para o mundo que, em Pernambuco, são cumpridos todos os protocolos. O Recife é o primeiro município a receber e queremos que mais destinos solicitem”, detalha o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
O Recife foi agraciado com o selo por obedecer todos os requisitos exigidos pelo Governo do Estado. Entre as determinações feitas aos municípios estão: adesão de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade ao Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, o Cadastur, entre outros fatores.
“A gente recebeu o Selo Safe Travels, que é homologado pelas entidades internacionais de saúde e de turismo e, com isso, a gente garante que o Recife, que é grande polo de serviços e de turismo, vai estar pronto para essa virada, sobretudo agora no segundo semestre. A gente tem medido os casos, estamos tendo uma redução da Covid no Recife e em Pernambuco, com isso há uma tendência forte de crescimento do turismo regional e também internacional”, destacou João Campos.
A secretária de Turismo da capital, Cacau de Paula, destaca o trabalho que já vem sendo feito para garantir a segurança dos visitantes. “A cidade já toma uma série de cuidados. Todos os equipamentos são cadastrados no Cadastur e seguem à risca os protocolos sanitários. Semanalmente, são realizadas visitas a hotéis e aos atrativos e conseguimos ver que o turista tem toda a tranquilidade e o conforto de uma cidade que tem a segurança para bem recebê-lo neste momento pandêmico. O selo chega no momento importante da retomada das atividades turísticas, com o avanço na malha aérea, e chancela a nossa cidade para receber bem visitantes e turistas e para que tenhamos um segundo semestre ainda mais positivo”, completa a gestora.
COMO SOLICITAR O SAFE TRAVELS
Empresas de turismo, equipamentos e destinos turísticos pernambucanos podem solicitar gratuitamente o selo internacional do WTTC. O pedido pode ser encaminhado diretamente por e-mail à Diretoria de Estruturação da Empetur, pelo [email protected]. Para fazer o pedido, é necessário já contar com o Selo Turismo Seguro, também entregue pela Setur e a Empetur. No caso dos destinos, há ainda exigências relacionadas ao número de estabelecimentos inscritos no Cadastur e no selo local, entre outros.
Para conferir os protocolos e solicitar o selo Turismo Seguro, é só acessar o www.borapernambucar.com.br e, na aba Protocolos, é só acessar o protocolo referente ao segmento desejado e baixar o termo de compromisso. Para mais informações sobre ambos os selos, há o WhatsApp: 81 99362-8875.
Fonte: Blog do Finfa