Hábitos saudáveis e fisioterapia ajudam no trato da incontinência urinária

Clipping

Apesar de ser simples e comum, conseguir ter o controle miccional e só urinar quando chegar ao banheiro é uma meta de quem tem incontinência urinária, distúrbio caracterizado pela perda involuntária da urina através da uretra. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. 

Segundo o urologista Renato Leal, do Hospital Jayme da Fonte, além da idade, existe uma série de fatores que pode favorecer a ocorrência da incontinência. “É um problema que acomete muito mais mulheres do que homens, mas afeta especialmente as mulheres que tiveram esforço significativo da região perinial, que pode ter sido originado através de muita atividade física, gestações, partos normais, além de condições de saúde, como diabetes e obesidade”, explicou Renato. “Já nos homens costuma estar associado a condições prostáticas ou a cirurgias realizadas no assoalho pélvico”, complementou o profissional.

(PODCAST) – Canal Saúde – Fisioterapia pélvica no combate à incontinência urinária

https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/978453751&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=trueFolha de Pernambuco · 03.02.21 – Canal Saúde – Fisioterapia pélvica no combate à incontinência urinária

Contrariando as estatísticas, a professora Priscila Araújo, 21, convive com a incontinência desde muito nova. Ela lembra que, ainda quando criança, sentia vontade de ir ao banheiro na escola, mas nem sempre conseguia segurar. “Fazer xixi nas calças na escola começou a acontecer com frequência, foi quando minha professora comunicou o que vinha acontecendo para a minha mãe”, relata. “Fui ao médico e o diagnóstico foi bexiga hiperativa”, emendou Priscila.

Hoje em dia, a professora consegue lidar melhor com a situação, já que buscou tratamento cedo, mas ela ainda sente alguns impactos negativos do problema. “Às vezes estou sentada e a vontade de urinar vem muito forte, e eu acabo não aguentando segurar. E isso nem é só quando eu estou na rua. Já aconteceu também de eu estar em casa, no quarto, sentir vontade e a urina vazar antes de eu chegar ao banheiro”, detalhou.

A bexiga hiperativa é somente uma das possíveis causas da incontinência urinária, que também pode ser desencadeada também por conta de uma fístula originada depois de algum tratamento pra câncer, cirurgias ou acidentes, conforme explica o urologista Felipe Dubourcq, que elenca as duas formas distintas de ocorrência da incontinência.”A válvula de retenção pode ficar aberta o tempo inteiro, consequentemente vazando urina o tempo todo, ou a incontinência pode ser por transbordamento, que é quando a válvula de retenção fica muito fechada e a urina só escapa quando a bexiga está cheia”, esclareceu.

Para o tratamento, é preciso identificar quais são as causas da ausência do controle miccional, e essa correção pode ser feita através de intervenção medicamentosa ou cirúrgica. Além disso, há hábitos que podem ajudar a diminuir os efeitos negativos da doença e até mesmo evitar o aparecimento do problema. “A prevenção pode ser realizada com o controle do peso, correção da glicemia e uma melhora na qualidade de vida como um todo”, cita o urologista Renato Leal.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.