IFPE abre inscrições gratuitas para seleção com 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores

Clipping

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) abriu, nesta segunda-feira (5), inscrições no processo seletivo para preencher 2.893 vagas em 16 campi. As oportunidades são para o segundo semestre e não há cobrança de taxa para os interessados.

As inscrições nessa seleção, que substitui o tradicional vestibular do IFPE devido à pandemia da Covid-19, podem ser feitas de forma gratuita até o dia 18 de julho na internet.

O total de vagas oferecidas está distribuída da seguinte forma:

  • 2.129 para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem concluiu o ensino médio);
  • 377 vagas para cursos superiores;
  • 352 para cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio;
  • 35 vagas no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Ao todo, 60% das vagas são reservadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Além disso, há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, assim como reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para quem mora na zona rural.

Inscrição e documentos

Ao se inscrever, os candidatos aos cursos superiores podem escolher usar a nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a do desempenho escolar baseada no histórico escolar do ensino médio ou em documento equivalente.

No caso da nota geral do Enem, são aceitas as notas de uma das edições realizadas entre 2016 e 2020, sendo que o documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do exame, o número de inscrição e do CPF. Também é preciso inserir a nota obtida em cada área do exame.

Quem optar pelo histórico escolar deve usar as notas do 1º e 2º ano, anexando a cópia digital da frente e do verso do documento, que deve apresentar o nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola.

Outra opção é anexar uma declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola.

O histórico escolar ou certificação equivalente deve ser apresentado por quem vai concorrer às vagas dos cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente, sendo levadas em consideração as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental e as do 1º e 2º anos do ensino médio, respectivamente.

“O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia”, afirmou o IFPE, por meio de nota.

O instituto também informou que aqueles que tiverem a inscrição indeferida, devido a documentações ou informações divergentes, podem corrigir os dados ou documentos anexados, durante o processo de retificação de inscrições.

Cronograma

  • 26 de julho: divulgação da lista preliminar das inscrições;
  • 27 a 28 de julho: retificação de dados e documentação;
  • 4 de agosto: resultado preliminar do processo de retificação;
  • 12 de agosto: divulgação da lista de aprovados;
  • 16 de agosto: início do período de matrícula.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.