Linha de crédito desburocratizada para pequeno produtor nordestino

Clipping

O produtor Merinaldo Alves, 40 anos, é pecuarista da Fazenda Santo Antônio, no município de Brejão, Agreste de Pernambuco. Ele conhece a sensação de ter sua produção comprometida por não conseguir empréstimo a tempo de comprar de sementes para gerar a alimentação do gado. A burocracia no acesso às linhas de crédito para pequenos produtores rurais pode tornar a busca por bons resultados no campo uma missão quase impossível. A partir da iniciativa do Instituto Luiz Girão, braço social da Betânia Lácteos criado para promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino, o Banco do Nordeste lançou o Cartão de Crédito Rotativo para custeio da produção de leite.

  “A maioria dos agricultores que não têm acesso a meios de comunicação, e até mesmo os que têm, passa por dificuldades com a burocracia. Este é o nosso primeiro ano com a linha de crédito rotativo e já poderemos ter a maior produtividade dos últimos 12 anos, mesmo com a grande estiagem aqui na região. Conseguimos entrar com os insumos de forma adequada, no período certo, e a lavoura está superarando essas adversidades. Se não fosse a desburocratização, estaríamos passando dificuldades”, disse Merinaldo.

 O município de Brejão faz parte das 55 cidades de Pernambuco em que o governo estadual decretou situação de emergência devido à estiagem. A determinação é válida por 180 dias. No dia 9 de março, Pernambuco já havia declarado emergência em 54 municípios do Sertão por causa da estiagem. 

TERMOSO produtor pagará a conta do cartão ao fim de cada mês, quando receber pela venda do leite. De acordo com o modelo de concessão do adotado pelo banco, o crédito estará automaticamente renovado para custear a produção do mês seguinte. Merinaldo explicou que essa dinâmica facilita a aquisição de insumos no período de seca, quando o produtor precisa tirar da receita da fazenda o investimento para preparo do solo e plantação de insumos para os animais. “Assumi a fazenda do meu pai porque ele precisou se afastar do trabalho por estar com Alzheimer. A nossa parceria com a Betânia existe há muitos anos e eles fornecem assistência técnica para a nossa fazenda. Como já tinha essa parceria, confiei na proposta dessa linha de crédito”, afirmou. 

 David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão, explica que o propósito da empresa é trazer desenvolvimento sustentável para pequenas famílias da agropecuária nordestina. “O instituto foi criado pela Betânia com um propósito muito claro de trazer um desenvolvimento sustentável para a cadeia leiteira e as famílias produtoras, valorizando e proporcionando%u202Fperspectivas melhores aos produtores de leite. Nesse sentido, é nosso dever contribuir cada vez mais com ações como essa, que beneficiam os produtores e permitem seu avanço econômico e social.”

 Em torno de 75% do leite do Nordeste são produzidos por agricultores familiares, com média diária de até 150 litros por fazenda. Esse tipo de produção apresenta, de forma constante, o aumento contínuo de volume, alavancado pela melhoria em genética, nutrição, produção de forragem e aprimoramento da gestão. Com os agricultores familiares sendo apoiados pela assistência técnica e o crédito rural, os resultados de rendimentos são potencializados. O produtor interessado no projeto deve procurar o BNB para conhecer as políticas específicas para a aquisição do cartão rotativo.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.