Mais de 70% dos brasileiros sentiram o aumento da inflação, diz pesquisa

Clipping

A maioria da população brasileira tem sentido o impacto dos altos preços durante a pandemia de Covid-19. É o que aponta a pesquisa Exame/Idéia divulgada nesta sexta-feira (2). Entre os entrevistados, 71% responderam que a inflação ou o aumento de preços em 2021 tem sido um grande problema para o dia a dia.

Segundo o estudo, 22% dos entrevistados discordam e concordam com esta afirmação. Aqueles que discordam que a inflação é um problema foram representados por 7% dos entrevistados.
Questionado sobre o aumento de preços, a maioria (86%) dos consumidores diss notar a diferença no valor dos alimentos e bebidas. 


Cerca de 79% dos entrevistados afirmaram que sentiram a alta nos combustíveis. 
Além desses itens, os entrevistados também responderam sentir alta em outros produtos: energia elétrica (77%), medicamentos (55%), vestuário (25%), internet (20%) e outros (1%).


“Os itens que mais têm afetado a vida das pessoas são alimentos e bebidas. Quando olhamos o segmento de renda média e alta, eles têm sido bastante afetados por esses dois itens e também pelos combustíveis. É interessante notar que, comparada com as pesquisas anteriores, a energia elétrica tem se colocado em uma percepção de aumento de preço bastante relevante para a opinião pública”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública.


O que mais pesou no bolso 86% das pessoas que ganham entre três e cinco salários disseram que foi a conta de luz81% de quem ganha até um salário disse que foram os alimentos e bebidas85% das classes A e B disseram que foram os combustíveis60% dos que ganham entre um e cinco salários falaram que foram os medicamentos

Mudança no dia a diaQuestionados se precisaram fazer uma mudança no dia dia pela alta da inflação em 2021, a maioria (63%) concordou que precisou fazer alterações no consumo de alimentos. 
Nem concordam nem discordam foram representados por 26% dos entrevistados.
Discordaram da afirmação 11% dos entrevistados.

Mesmo cenário Ao serem perguntados se concordavam com a seguinte frase: “eu acredito que os preços devem seguir aumentando nos próximos seis meses”, 52% dos entrevistados concordaram com a afirmação.
Nem concordam nem discordam foram representados por 24% dos entrevistados.
Discordaram da afirmação 24% dos entrevistados.A pesquisaA pesquisa foi realizada com 1.248 de pessoas, homens e mulheres, residentes no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos em todas as regiões do país. 
O estudo tem um grau de confiança igual a 95%, aceitando uma margem de erro máxima prevista de aproximadamente três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.