Média das pesquisas: Lula 43,4%, Bolsonaro 24,9%, Moro 8,63%

Clipping

Um levantamento da Arko Advice – empresa especializada em análise política e cenários prospectivos – mostra a média das intenções de voto dos pré-candidatos à Presidência da República em pesquisas eleitorais recentes dos oito principais institutos. Números considerados de outubro a dezembro deste ano.

Pelos cálculos, o ex-presidente Lula (PT) tem 43,4%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 24,9%. Já o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) tem média de 8,63% e o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) possui 6,28%.

Outros nomes vêm com média inferior, como é o caso do governador paulista João Doria (PSDB), que vai a 2,67%. Brancos e nulos atingem 9,95%. Na variação dos percentuais entre as diversas pesquisas, Lula vai de 34% a 48%, enquanto Bolsonaro oscila de 21% a 31,5%, a depender do instituto. Moro, por sua vez, tem de 6% a 13,7% e Ciro flutua entre 4,9% e 9%.

Na avaliação da Arko, a liderança do petista se explica pelo cenário social, deixando em segundo plano os casos de corrupção durante sua administração: “Diante da combinação de desemprego, volta da fome e da inflação, a maioria do eleitorado demanda uma agenda que beneficia Lula – a agenda social. Ainda que os escândalos de corrupção sejam uma vulnerabilidade na imagem de Lula e do PT, neste momento a pauta econômica e social tem mais peso. (…) Uma grande parcela de eleitores guarda uma lembrança positiva de seu governo.”

Segundo a Arko, “a tendência hoje é que Bolsonaro esteja no segundo turno” em razão de seu eleitorado, que demonstra fidelidade. “Um eleitorado fiel girando em torno de 30% do total no país – que não abandonou o presidente nem em seus piores momentos”, avalia. A forte estrutura partidária, o tempo de TV e o controle da máquina garantem a competitividade do presidente, conforme aponta a análise.

Ainda de acordo com a Arko, “o maior risco para Bolsonaro reside na pré-candidatura do ex-ministro Sergio Moro (Podemos). Apesar de ter se desgastado com o bolsonarismo ao romper com o presidente e ser odiado por parte importante da esquerda, por ter sido o responsável pela prisão do ex-presidente Lula (PT), Moro é o grande símbolo do lavajatismo”.

“Mesmo que a Operação Lava Jato tenha colhido derrotas jurídicas, o legado do combate à corrupção ainda seduz uma parcela significativa do eleitorado, principalmente entre a classe média dos grandes centros urbanos”, completa.

Fonte: Marcello Patriota

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.