Mudanças no rodízio em três cidades do Grande Recife levam mais água para 430 mil moradores
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nas cidades do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, 430 mil moradores passam a contar com uma redução no rodízio de água a partir da segunda-feira (19). A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou, nesta quarta-feira (14), o novo calendário de abastecimento para esses municípios (veja vídeo acima).
A mudança foi possibilitada pelo volume de chuva registrado no Grande Recife no segundo fim de semana de abril. Após elevar o nível de acumulação de 25,82% para 55,48%, a barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, aumentou a vazão de 4.500 litros por segundo para 5.000 litros por segundo.
O novo calendário de fornecimento de água inclui eliminação do rodízio em algumas áreas e redução do rodízio em outras localidades. Confira, abaixo, como fica a situação em cada município.
Recife
Na capital pernambucana, as áreas que passam a receber mais água são os bairros de San Martin, Mangueira e Jiquiá. Os moradores dessas localidades, que tinham um dia com água e cinco dias sem, começam a receber água no esquema de 20 horas com e 28 horas sem.
Além disso, quem reside nos bairros do Ipsep, de Afogados e da Imbiribeira podem contar com água nas torneiras durante 4,5 dias, ficando 12 horas sem abastecimento. Antes, o rodízio era de 2,5 dias com água para 12 horas sem.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Jaboatão dos Guararapes
A cidade enfrentava o rodízio mais rígido da Região Metropolitana do Recife, segundo a Compesa. Os bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Cadeias, que eram abastecidos, em média, no esquema de 30 horas com e 24 horas sem água, passam a ter água todos os dias.
Quem mora no bairro da Muribeca sai do rodízio de 12 horas com e 84 horas sem água para 6 horas com e 42 horas sem. Os moradores de parte do bairro Vila Rica, que estavam um dia com água e 20 dias sem, passa a ter um dia com água e 10 dias sem.
Cabo de Santo Agostinho
O rodízio é eliminado em áreas como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama, onde os moradores voltam a receber água todos os dias. Antes, o rodízio era de 36 horas com água e 36 horas sem.
A partir de melhorias de pressão nas redes, está prevista a chegada da água mais forte na casa das pessoas que moram nas localidades de Garapu, Cohab e o Distrito Industrial da PE-60.
Níveis das barragens
A Compesa também divulgou o nível de acúmulo de água em várias barragens localizadas na Região Metropolitana do Recife nesta quarta-feira (14):
- Barragem de Duas Unas, localizada em Jaboatão dos Guararapes, atingiu 35,43%.
- Barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, passou de 27,43% para 29,46%.
- Barragem de Várzea do Una, que também fica em São Lourenço da Mata, estava praticamente em colapso, com apenas 5,84%, mas teve uma elevação de nível para 16,67%.
- Barragem de Botafogo, localizada em Igarassu, chegou a 13,81%, índice superior aos anteriores 4,35%.
Fonte: G1