Olimpíada de Tóquio: como medidas contra Covid vão mudar rotina dos atletas

Clipping

À medida que se aproxima a data de início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, começa a crescer também o número de atletas e funcionários de apoio que testaram positivo para a Covid-19, despertando temores de que a competição seja afetada por focos de contaminação — ou mesmo de que a Olimpíada torne-se um evento “superpropagador”.

Se existe uma pessoa que entende dos riscos envolvidos em sediar uma Olimpíada em meio a uma pandemia global, essa pessoa é Tara Kirk Sell.

Em sua carreira como nadadora de elite, ela conquistou uma medalha de prata para os EUA em Atenas 2004, antes de dar uma guinada profissional e se tornar uma acadêmica no renomado Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins.

Com experiência tanto como atleta quanto em doenças infecciosas, ela explica à BBC como as autoridades no Japão planejam manter a segurança de participantes e da população em geral.

A viagem aos Jogos Olímpicos

“Ir a uma Olimpíada foi uma experiência surreal: você começa indo para um campo de treinamento após conquistar a vaga [olímpica], e daí vai à vila olímpica. Tudo acontece muito rápido”, diz Sell.

“Quando me recordo, é quase como se tivesse sido um sonho, porque passa tão rapidamente, há tanta coisa acontecendo, tão fora da sua vida normal.”https://69a2044dd1a53cfdca4ab4bac631d14b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Tara Kirk Sell ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de Atenas 2004; hoje ela é especializada em segurança em saúde — Foto: Getty Images via BBC

Tara Kirk Sell ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de Atenas 2004; hoje ela é especializada em segurança em saúde — Foto: Getty Images via BBC

Mas é justamente a reunião de tantos atletas de diferentes países que causa preocupação nesta edição dos Jogos, pelo potencial de propagação de variantes do coronavírus.

“Os atletas são testados quando chegam no Japão”, afirma Sell. Isso depois de terem apresentado um resultado negativo de teste de Covid-19 para poderem embarcar ao país.

Além disso, as autoridades japonesas decidiram que os eventos olímpicos ocorrerão sem espectadores, para minimizar os riscos.

A despeito dos cuidados, até esta quarta-feira (21) havia 75 casos de Covid-19 já confirmados no Japão entre pessoas acreditadas para os Jogos (incluindo 6 atletas).

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, admitiu que os preparativos para os Jogos têm sido tortuosos.

“Ao longo dos últimos 15 meses, tivemos de tomar decisões em situações bem incertas. Tivemos dúvidas diariamente. Deliberávamos e discutíamos. Houve muitas noites insones”, disse Bach na terça (20). “Mas para chegar aqui tivemos de ter confiança, tivemos de mostrar uma solução para a crise.”

Vila Olímpica, tradicionalmente um espaço de confraternização e festa, será muito diferente em Tóquio — Foto: Reuters

Vila Olímpica, tradicionalmente um espaço de confraternização e festa, será muito diferente em Tóquio — Foto: Reutershttps://69a2044dd1a53cfdca4ab4bac631d14b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para Tara Sell, com a chegada e a testagem de cada vez mais atletas ao país, “é garantido que continuaremos a ver mais casos sendo identificados”.

Ao chegar ao país, os atletas precisam se deslocar entre seus alojamentos e os diferentes polos olímpicos, uma movimentação que costuma ser caótica em várias edições dos Jogos.

Sell lembra que já teve de viajar sentada no chão de um ônibus quando se deslocava para uma competição em Atenas, para garantir que chegaria a tempo ao local.

Nesta edição, porém, algumas coisas estão diferentes: o transporte das equipes vai ser feito mais por “vans privadas do que por grandes ônibus, onde todos ficavam juntos”, afirma Sell.

Vida na Vila Olímpica

Outra mudança significativa será na convivência na Vila Olímpica, descrita por Sell como “muito legal”: “você convive gente do mundo inteiro — é uma oportunidade de conhecer pessoas que não são como você. Estar próximo dos demais atletas na mesma vila, comendo juntos, é um aprendizado.”

Nada disso, é claro, será estimulado pelas autoridades nesta edição dos Jogos, que querem que os atletas façam as refeições sozinhos, em seus alojamentos.

Os refeitórios, por sua vez, têm divisórias plásticas instaladas entre os assentos e muito álcool gel.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.